Apê de 160 m² em tons pastel alegres tem painel giratório de TV
A arquiteta Gabriela Ikeda, do escritório Ikeda Arquitetura, apostou em uma paleta pastel na área social enquanto o office ganhou tons mais sóbrios
Assim que comprou este apartamento com 160 m², em Icaraí (Niterói/RJ), um casal com uma filha de 6 anos, encomendou um projeto de reforma completa à arquiteta Gabriela Ikeda, do escritório Ikeda Arquitetura. “A reforma foi programada em duas etapas. A primeira, que contemplou toda a área social, os quartos e os banheiros, acaba de ser finalizada. Já a cozinha e a área de serviço farão parte da segunda etapa”, conta ela.
No geral, os clientes pediram uma casa alegre e colorida, em tons pastel, que foram suavizados ainda mais pelas serralherias delgadas, pintadas de branco, desenhadas pela arquiteta. A exceção foi o escritório, que o Felipe pediu em tons mais escuros e sóbrios, como cinza e preto.
Entre as principais alterações na planta do imóvel, um dos quartos foi demolido para dar lugar à atual sala de tv, separada da área social apenas por uma divisória com tv giratória.
“Esta divisória foi a solução acertada, pois criou uma transição suave entre as duas salas, ainda que as mantenha conectadas, inclusive esteticamente”, diz Ikeda. O antigo banheiro de serviço foi transformado no atual banheiro social, que também funciona como lavabo, com acesso pela sala, enquanto o antigo banheiro social, que ficava no hall íntimo, foi incorporado a um dos quartos para criar uma suíte para a filha.
Na decoração da sala, que segue o estilo contemporâneo cozy e alegre, entre os móveis novos de design assinado, Ikeda destaca o par de bancos de madeira maciça Timo, de Zanini de Zanine, e as cadeiras de jantar Bec, de Luan del Sávio, com assento em couro e encosto em palhinha natural.
No quesito “materiais e acabamentos”, o piso foi revestido com réguas vinílicas no padrão amadeirado claro e as paredes pintadas com tinta na cor Cerração (da Suvinil). “As cortinas são de linho branco e as almofadas, além de coloridas, tem diferentes texturas para trazer aconchego”, ressalta a arquiteta. Como os armários existentes no escritório, na suíte do casal e no quarto da filha eram de boa qualidade, ela resolveu mantê-los, mudando apenas as cores e tirando o tom da madeira envelhecida.
O quarto da filha é, sem dúvida, os dos destaques da casa, projetado para ser, ao mesmo tempo, um espaço de descanso e de brincar. O tablado de marcenaria deixa a cama mais elevada, tornando o momento de dormir mais instigante e aventureiro, assim como a cabana de tecido presa no teto, que lembra uma casinha no alto.
A decoração segue uma paleta cromática vibrante e alegre, em tons de rosa, azul e amarelo, escolhidos pela própria menina. Repare no papel de parede listrado em branco e rosa, que invade o teto, tornando o ambiente ainda mais alegre.
Confira todas as fotos na galeria abaixo: