Reforma deixa apê de 150 m² mais iluminado e com ambientes leves
O projeto é do escritório A+G Arquitetura, que integrou alguns espaços e viabilizou o conforto para o recebimento de visitas
Localizado na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro (RJ), este apartamento de 150 m² pertence a um casal de aposentados, que sentiram a necessidade de reformar a área social para deixá-la mais confortável e receber a família.
Eles então chamaram os arquitetos Ana Luisa Cairo e Gustavo Prado, sócios do escritório A+G Arquitetura e respectivos filha e genro dos moradores. A suíte do casal (quarto, banheiro e varanda) também foi reformada para oferecer mais conforto para os dois.
“Na área social, os desejos principais eram integrar a varanda para ampliar a sala e dispor de ambientes de estar/TV e jantar mais confortáveis para quando a família estivesse reunida”, conta Ana Luísa.
Já na suíte do casal, eles pediram para transformar os armários existentes em um closet que atendesse aos dois e que fosse ventilado ao mesmo tempo, já que o apartamento fica em frente à praia e é bastante úmido.
Além de integrar a sala e a varanda, a reforma transformou o banheiro social em lavabo, já que o apartamento já possuía suíte de hóspedes e suíte do casal.
“Parte desse antigo banheiro social e parte da circulação íntima foram incorporados à sala, aumentando o espaço do ambiente de estar com TV. Na suíte do casal, deslocamos a porta de acesso ao banheiro para viabilizar a execução do closet logo ao lado”, acrescenta ela.
No que se refere à decoração da área social, todo o mobiliário e adornos são novos. A única peça valor de afetivo aproveitada foi o quadro na parede da TV. Pintada pela avó da arquiteta e dada de presente ao pai dela, a tela está na família há muitos anos e agora ganhou o espaço de destaque merecido na parede principal do apartamento.
Já na suíte do casal, os arquitetos aproveitaram todos os armários existentes, retirando as portas e adaptando a estrutura interna no closet que eles criaram dentro do quarto.
“Nosso grau de parentesco e o convívio permanente certamente ajudou no andamento do projeto, obra e nas tomadas de decisões”, avalia Gustavo.
Tanto na sala quanto na suíte do casal os arquitetos apostaram em ambientes leves, que valorizam a luz natural do apartamento, e utilizaram materiais naturais na composição dos espaços.
Na sala, por exemplo, eles mesclaram o freijó da marcenaria com a madeira natural do mobiliário e acrescentaram o couro e as tramas naturais em tecidos e tapete. Para imprimir um ar mais elegante no resultado final, eles também inseriram alguns elementos em preto e dourado.
“O tom mais escuro do freijó contrasta com o piso claro e com as paredes brancas, que dão amplitude para a sala”, explica Ana Luisa.
“Nosso maior desafio neste projeto foi executar o projeto da suíte do casal e da área social em momentos diferentes. Por causa da pandemia, depois que a suíte do casal ficou pronta, tivemos que suspender a obra da área social para retomar depois”, finaliza.
Curtiu? Confira mais fotos e detalhes do projeto: