Continua após publicidade

Apartamentos pequenos: confira 20 projetos até 40 m²

Estúdios, lofts, quitinetes... Os apartamentos pequenos estão cada vez mais numerosos e os projetos abaixo mostram como otimizar as áreas enxutas

Por Nádia Kaku
8 abr 2024, 19h00

Mesmo em áreas enxutas, um projeto bem planejado pode otimizar os espaços e criar funcionalidade em apartamentos pequenos. Confira abaixo, 20 estúdios de até 40 m² que prezam pelo uso inteligente do layout, além de apresentar soluções inteligentes de marcenaria, peças multifuncionais e criativos usos de cores na decoração.

1. Mini-loft de 17 m² com muito charme e muita luz, por Richard de Mattos e Maria Clara de Carvalho

Este loft, assinado pelos arquitetos Richard de Mattos e Maria Clara de Carvalho, tem apenas 17 m² e pertence a um casal carioca. O escritório fez uma reforma geral, alterando a entrada do banheiro e criando um armário embutido. O principal desafio foi garantir a entrada de luz natural, já que o ambiente era muito escuro. A solução veio na forma de uma claraboia acima da cama. Também merece destaque a cuba pink do banheiro. Confira o projeto completo.

2. Apê de 20 m² com piso de terracota, por Estúdio Maré 

O Estúdio Maré, liderado pela arquiteta Lívia Leite, assina este projeto de apenas 20 m² no bairro da Vila Madalena (SP). Pensado para locação por temporada, o desafio era tornar o estúdio funcional e estiloso, seguindo o cenário turístico e descolado do bairro onde se localiza. Entre os destaques estão o piso artesanal de terracota, que busca proporcionar aconchego em um espaço reduzido, e as marcenarias estratégicas, como as gavetas na cama e um guarda-roupas compacto, que foram desenhadas para otimizar o espaço enxuto. Confira o projeto completo aqui.

3. Apê de 20 m² com vista para o Pão de Açúcar, por MA.DÊ Arquitetura

Continua após a publicidade

Quando o morador americano resolveu comprar um imóvel no Rio de Janeiro, incumbiu às arquitetas do escritório MA.DÊ Arquitetura – Mari Bittencourt e Deborah Tommaso – a missão de reformar o loft de apenas 20 m². O pé-direito alto permitiu que as arquitetas tirassem proveito da verticalidade com a marcenaria. Na entrada, a cozinha corredor é integrada à sala e é onde o morador trabalha, joga games e assiste filmes. No quarto, a janela emoldura o Pão de Açúcar e a Enseada de Botafogo. Confira o projeto completo aqui.

4. Estante de serralheria separa quarto e cozinha em apê de 23 m², por Estúdio Taco

As cores verde e rosa foram um pedido específico da moradora à arquiteta Fabíola Paredes, do Estúdio Taco, para a decoração do apartamento de 23 m². Como a cliente é médica, ela queria fugir do branco que lembrava seu trabalho. A estante de serralheria criou a divisória entre a área social e o quarto, sem tirar a sensação de amplitude. De um lado da estrutura, prateleiras dão apoio ao dormitório. Do outro, serve de encosto para o banco do canto alemão.

5. Painel translúcido e banco rack otimizam este apê de 24 m², por Pro.a Arquitetos

O escritório Pro.a Arquitetos – das sócias Adriana Weichsler, Daniella Martini e Viviane Saraiva – assina este projeto de 24 m², que buscou trazer transparência, funcionalidade e personalidade ao morar. Um painel divide a sala do quarto, sem impedir a iluminação. “Além da marcenaria, usamos um policarbonato leitoso ondulado que deixa a luz entrar, ao mesmo tempo que dá privacidade”, explicam. Na sala, o tradicional rack de TV foi substituído por dois bancos, sendo um pensado para ser o aparador da TV; e o segundo, um apoio para a mesa de jantar. Confira o projeto completo aqui.

Continua após a publicidade

6. Microapê de 26 m² com cozinha completa e home office, por Go Up Arquitetura

O foco principal deste apartamento de 26 m² assinado por Go Up Arquitetura – das arquitetas Juliana Silva e Amanda Mori – era ser um lar funcional e moderno. Por isso, o layout foi aberto para aproveitar melhor a luz natural e as cores em tons frios e calmos proporcionam mais conforto. A marcenaria ocupa as paredes da planta em L, deixando a circulação central livre e fluida. A cozinha completa conta com espaço para lavar, cozinhar, espaços de armazenamento e canto do café. Confira o projeto completo aqui.

7. Estúdio de 26 m² com minimalismo japonês

Neste estúdio de 26 m², localizado na Liberdade (SP) o desafio foi desenvolver espaços para as atividades de morar, trabalho, descanso e lazer. Assinado pelo escritório Hoearquitetura, que tem à frente a arquiteta Cecilia Hoe, o projeto traz marcenaria com linhas retas combinada com serralheria, tons cimentícios, paleta de cores neutra (preto e cinza) complementada por tons terrosos (verde e terracota) e couro ecológico tom caramelo. Confira o projeto completo aqui.

8. Microapê de 27 m² inspirado nas casas de Santorini, por Bric Arquitetura

Continua após a publicidade

“A cliente queria um projeto que remetesse às casas de Santorini, na Grécia, ainda que mantendo os elementos do modernismo carioca”, contam os arquitetos Mariana Teixeira e Pedro Pantoja, do escritório Bric Arquitetura sobre este microapê de 27 m² no Rio de Janeiro. Além da integração dos espaços, a sensação de amplitude se dá pela bancada de quase 6 m de comprimento que atravessa o projeto. Estruturas de concreto branco, amplas e abertas, criam espaços de armazenamento. Confira o projeto completo aqui.

9. Studio de 29 m² repleto de plantas, por Ricardo Abreu

No bairro da Vila Madalena (SP), este apartamento de apenas 29 m² foi escolhido pelo empresário que buscava praticidade e independência. O projeto assinado por Ricardo Abreu integrou o dormitório à área da sala e cozinha compacta por meio de uma bancada de trabalho/jantar. Uma TV suspensa corre por um trilho e permite o uso a partir da cama, da sala ou mesmo do terraço. As plantas são um destaque à parte: há pequenas herbáceas, como as barbas de serpente em jardineiras do terraço, somadas às marantas, samambaias, bambus e cactos. Confira o projeto completo aqui.

10. Microapê rococó de 30 m² no hotel-cassino Quintandinha, por Manoela Fleck

Neste imóvel de apenas 30 m² do atual Condomínio Residencial Quitandinha, em Petrópolis (RJ), a arquiteta Manoela Fleck criou um lar para uma senhora aposentada que mora no Rio de Janeiro e estava em busca de uma segunda moradia na serra fluminense. O novo projeto tem direito à cozinha completa, incluindo lava-louças, e uma decoração leve e acolhedora, com soluções práticas para reduzir o risco de acidentes domésticos. O piso original de taco da sala (em tons claros e escuros paginados como tabuleiro de dama) foi preservado, assim como o piso de pastilhas cerâmicas sextavadas, na cor branca, na cozinha e do banheiro. Confira o projeto completo aqui.

Continua após a publicidade

11. Miniloft de 30 m² para uma moradora de 80 anos, por Casa Cururu

Quando a moradora na faixa dos 80 anos resolveu trocar seu apartamento grande por um quarto-e-sala de 30 m² em Ipanema (RJ), Richard de Mattos, da Casa Cururu Arquitetura, criou um mini loft descolado: um bar de uísque com duas poltronas foi planejado para ela beber com as amigas, a bancada da cozinha serve como mesa de jantar e toda a marcenaria sob medida otimiza a área enxuta. Além dos cômodos integrados e da decoração contemporânea, a cozinha também foi totalmente equipada como frigobar, freezer, cooktop e microondas. Confira o projeto completo aqui.

12. Apê de 32 m² com cozinha integrada e bar iluminado, por Rodolfo Consoli

Um apartamento aberto com área para receber amigos, um sofá-cama com design leve e um pequeno bar iluminado. Esses foram os pedidos do proprietário deste apartamento de 32 m² no Rio de Janeiro para o arquiteto Rodolfo Consoli. Com a demolição das paredes, agora um painel de correr de vidro canelado separa a cozinha da sala, a marcenaria planejada otimiza os espaços e o décor mescla o estilo contemporâneo urbano com toques industriais. Confira o projeto completo aqui.

13. Loft de 32 m² em estilo industrial, por Richard de Mattos e Maria Clara de Carvalho

Continua após a publicidade

Quando cliente comprou este apartamento de 32 m² perto da praia do Leblon (RJ), convocou os arquitetos Richard de Mattos e Maria Clara de Carvalho para transformar o pequeno espaço em um loft de estilo industrial. A decoração, então, ganhou uma base branca permeada por tons terrosos e azul,  com mobiliário solto, que inclui algumas peças retrô e de época. Na cozinha, a bancada com altura de mesa de jantar pode ser usada tanto como apoio para refeições como para trabalho. Confira o projeto completo aqui.

14. Apê de 34 m² com lavanderia e muitas plantas, por CADDA Arquitetura

A moradora deste apê de 34 m² é irmã de uma paisagista, logo o projeto assinado pela arquiteta Carolina Haddad, do escritório CADDA Arquitetura não poderia deixar de ter muitas plantas. A bancada que separa a cozinha da sala permite assistir TV durante as refeições e a sala de estar e o escritório ficam mais escondidos, onde era um segundo quarto, para que a cliente não enxergue de cara o trabalho ao entrar em casa. A marcenaria planejada otimizou os espaços e permitiu até a instalação de uma máquina de lavar e secar roupa na lavanderia e a criação de um nicho para a geladeira.

15. Apê de 35 m² com cozinha escondida dentro do armário, por Ikeda Arquitetura

Este microapartamento de 35 m², no Leblon (RJ), assinado por Gabriela Ikeda, do escritório Ikeda Arquitetura, tem como destaque a cozinha instalada dentro de um armário com portas de correr ripadas, que permitem escondê-la, quando necessário. A bancada alta (feita de serralheria, com tampo de pedra) com duas banquetas atrás do sofá criou um espaço extra de preparo dos alimentos e também se tornou uma mesa de refeições, além de gerar assentos adicionais para ver TV na sala. Confira o projeto completo aqui.

16. Painel de muxarabi isolar a cozinha em apê de 35 m²

O escritório Studio Moby Dick, comandado pela arquiteta Mariana Rasslan, assina este apartamento studio de 35 m². Para a cozinha, a arquiteta optou por uma ilha-balcão para facilitar o preparo dos alimentos. E, sobre a estrutura que camufla a condensadora do ar-condicionado, foi criado um cantinho do café. Como a cozinha e a lavanderia ficariam totalmente expostas o tempo todo, a solução foi escondê-las atrás de portas-painel de muxarabi. Confira o projeto completo aqui.

17. Apê de 36 m² com lavanderia e banheiro com chuveiro duplo, por Loft7 Arquitetura

O morador deste apê de 36 m² queria um pouco de tudo: uma cama com boa iluminação, uma sala de jantar para pelo menos quatro pessoas, espaço de home office, hall de entrada, lavanderia e dois chuveiros de teto. O quebra-cabeça foi resolvido pela arquiteta Rafaella Grasnoff, da Loft7 Arquitetura: logo na entrada, depois do hall todo azul, há uma lavanderia pequena, com tanque e espaço para lava e seca; o banheiro teve a área do box ampliada para acomodar os dois chuveiros. No quarto, de um lado da cama, há um banquinho de apoio; do outro, um espaço para escrivaninha. Confira o projeto completo aqui.

18. Loft de 38 m² em prédio circular projetado por Oscar Niemeyer, por May Lee

Localizado na Barra da Tijuca (RJ), este loft de 38 m² fica em um icônico prédio circular projetado por Oscar Niemeyer. Pensando na amplitude e circulação, todos os ambientes assinados por May Lee são integrados, com exceção, é claro, do banheiro. Para setorizar cada área, a arquiteta usou a marcenaria e a paleta de cores: os tons, além de setorizarem, criam unidade em alguns momentos, pois se repetem em pequenos e grandes detalhes, como almofadas e paredes. Para criar uma divisão visual, a arquiteta utilizou um muxarabi de MDF madeirado no limite da cozinha. Confira o projeto completo aqui.

19. Apartamento de 38 m² com parede vermelha, por 4T Arquitetura

A enxuta metragem de apenas 38 m² deste apartamento no bairro da Bela Cintra (SP) não foi um problema para o escritório 4T Arquitetura: para criar um projeto voltado para uma mulher moderna, as profissionais não tiveram medo de ousar e até pintaram a parede de porta de entrada de vermelho. Além de aumentar a sensação de amplitude com a integração da varanda, a vista para a cidade acabou sendo incorporada ao interior. Confira o projeto completo aqui.

20. Apê de 39 m² tem cozinha azul e parede de tijolos rústicos, por Larice Sena

Assinado pela arquiteta Larice Sena, este estúdio de 39 m² tem vista para as copas das árvores em São Paulo e segue um estilo mais rústico. O grande armário linear da cozinha ganhou um desenho limpo e abriga todos os itens necessários para o dia a dia. A marcenaria azul dá um toque atemporal e elegante. No living, a parede de tijolinhos rústicos serve de pano de fundo para o sofá com desenho orgânico. Confira o projeto completo aqui.

Publicidade