Continua após publicidade

Apartamento no Rio de Janeiro com jeitinho de casa e décor retrô

Com 180 m², este apê antigo passou por um reforma que valorizou ainda mais as características originais da arquitetura

Por Vanessa D'Amaro
Atualizado em 17 fev 2020, 16h05 - Publicado em 29 Maio 2019, 14h21
(Denilson Machado/ MCA Estúdio/Casa.com.br)

Um apartamento amplo de 180 com jeitinho de casa, em um charmoso prédio de 1929 no bairro do Flamengo (RJ), conquistou o coração de um casal na faixa dos 40 e 50 anos e seu filho pequeno. O pé direito alto e o piso original de taco de madeira clara e escura, que tinha diferentes paginações de acordo com o ambiente, foram ingredientes essenciais para recriar a atmosfera retrô, em perfeita harmonia com a arquitetura original do edifício.

(Denilson Machado/ MCA Estúdio/Casa.com.br)

Com reforma capitaneada pelas arquitetas Cristina e Laura Bezamat, o projeto levou seis meses para ser concluído. A planta foi toda revistada para se adequar ao dia a dia da família, com exceção da cozinha e da área de serviço.

Continua após a publicidade
(Denilson Machado/ MCA Estúdio/Casa.com.br)

O ambiente que mais recebeu intervenções foi área social. “No nosso novo layout, o ambiente de TV está mais proporcional do que o anterior e permite receber bem as visitas. Há também um cantinho de leitura todo especial, com poltrona Mole de Sergio Rodrigues, que fazia parte do acervo dos moradores”, revela Cristina.  A iluminação natural do living ganhou destaque no projeto – reforçada por meio da paleta de tons claros –, e a luz artificial foi pensada para dar o mesmo conforto visual a todos os ambientes à noite “Os ambientes, melhor setorizados, valorizam os diversos usos da família sem deixar de lado a linguagem estética contemporânea que priorizamos e que está no nosso DNA”, explica Laura.

(Denilson Machado/ MCA Estúdio/Casa.com.br)

Os três quartos da morada foram mantidos com a metragem original, mas receberam algumas modificações principalmente no mobiliário. O quarto do casal ganhou um banco de marcenaria com futon, que foi projetado aproveitar o espaço de recuo de uma das janelas – e acabou parecendo uma bay window. No quarto de criança, foram criadas uma bancada multifuncional e uma pequena biblioteca, além de um canto da leitura e vários locais para guardar os brinquedos do menino. Já o home office recebeu tripla função: além de escritório, serve como quarto de hóspedes e sala de TV compartilhada.

Publicidade