Casa de praia é reformada e ampliada com super integração

A reforma, que durou dois meses, promoveu integração de todos os ambientes em um "grande cômodo"

Por Yara Guerra Atualizado em 21 jan 2021, 09h40 - Publicado em 24 Maio 2019, 16h32
Divulgação/Casa.com.br

Foi em Atlântida, praia do Rio Grande do Sul, que as arquitetas Joana Deicke e Maria Manoela Bento Pereira assumiram o desafio de reformar uma casa de veraneio.

A morada, que a princípio tinha 70 m², acabou sendo expandida até 90 m². Mas a principal característica da reforma talvez tenha sido a integração. “Por se tratar de uma casa de praia, integramos o máximo possível os cômodos. Por isso o living, cozinha e churrasqueira seguem a linha reta”, comenta Maria Manoela.

Divulgação/Casa.com.br

Esse “grande cômodo” conta ainda com uma mesa de jantar e uma porta de vidro com acesso direto ao pátio. “A principal alteração estrutural foi em relação a cozinha, onde a tiramos da sua posição original e trouxemos mais próximo do living”, explica a arquiteta. “Além disso, aumentamos a cozinha e integramos com a churrasqueira e espaço de jantar, que anteriormente ficavam em uma área externa”, completa.

Divulgação/Casa.com.br

Essa aproximação entre cozinha e living surgiu porque os moradores gostam muito de cozinhar e solicitaram uma cozinha integrada com o os demais espaços, além de um fácil acesso ao pátio.

Um fogão em ilha foi escolhido para ajudar a atender o pedido. O eletrodoméstico permite que os moradores cozinhem e, ao mesmo tempo, recebam familiares e amigos que estejam acomodados tanto no sofá como na churrasqueira.

Continua após a publicidade

Divulgação/Casa.com.br

Outro destaque funcional da cozinha é a ampla cristaleira, que acomoda toda a louça da casa. Os espelhos nos armários dão a sensação de amplitude e aumentam a largura do cômodo. O projeto possui uma decoração atemporal, com cores neutras e apenas alguns pontos de tons como destaque, em elementos pontuais e decorativos. “Como destaque na marcenaria, optamos por revestimentos resistentes, como o melamina, janduia e melamínico”, diz Maria Manoela.

Divulgação/Casa.com.br

“Além disso, usamos detalhes em cor de madeira para aquecer o ambiente e tampo de vulcana com tonalidades entre o fendi, nude e cinza. Na cozinha, o revestimento da Porto
Bello e no piso um porcelanato fendi retangular”, completa.

A iluminação foi contemplada por um projeto luminotécnico. “Usamos gesso liso e iluminação direta no living e fita de LED para a bancada da cozinha. Elegemos alguns pontos prioritários de iluminação como a luminária na parede junto a poltrona e o pendente da mesa de jantar”, explica Pereira.

Confira em nossa galeria outras fotos da casa de praia:

Continua após a publicidade

Publicidade