Casa Created with Sketch.

Apartamento de 30 m² com cores escuras e e estilo industrial

Com boas ideias de aproveitamento do espaço, o projeto conseguiu atender a todos os desejos da jovem moradora

 (Mariana Orsi/Casa.com.br)

Assinado pelo escritório Studio 92 Arquitetura, este apartamento de 30 m², em Santa Cecília, São Paulo, foi reformado para abrigar uma jovem cliente, que mora sozinha. Assim, pediu as arquitetas do escritório que fizessem um projeto aconchegante, que incluiu uma paleta de tons escuros, lareira e um espaço para bar e adega. E tudo isso foi contemplado.

Com base na cor preta e linguagem minimalista, os ambientes não têm muitos armários, o que deixou tudo mais leve. A moradora gosta de armazenar somente itens essenciais para o seu dia a dia. O toque industrial entrou para dar um ar jovem e ousado, que tivesse a ver com sua personalidade.

Para aproveitar melhor o espaço, a varanda foi integrada e virou sala. “Não foi possível demolir a parede remanescente entre a sala e a varanda após a retirada da porta por ser estrutural. Assim, retiramos as portas que existiam tanto na sala, quanto na cozinha que davam acesso para a varanda e , dessa forma, conseguimos uma integração completa da área social”, explicam as profissionais.

 (Mariana Orsi/Casa.com.br)

O estilo industrial veio com o cimento queimado nas paredes da cozinha e da sala e no piso, além da cor preto na marcenaria. A serralheria trouxe certo contraste, além de cores pontuais e tons amadeirados. A iluminação em trilhos e spots em todos os ambientes ajudam a compor o visual jovem e contemporâneo.

Na cozinha, os armários são estreitos e mesmo sendo de cor escura não pesam no ambiente. A leveza veio também com a bancada de porcelanato e os detalhes de serralheria. E o mix se completa com os azulejos da cor rosa, que trouxe um toque delicado para o espaço.

 (Mariana Orsi/Casa.com.br)

Já a sala foi um dos ambientes que mais trouxe desafios. “Criamos um móvel na parede onde se localiza a televisão para esconder a lava-e-seca, criamos um outro móvel atrás do sofá para enclausurar a condensadora do ar-condicionado e criar um espaço de armazenamento de acessórios de limpeza e, ao lado do sofá, temos uma peça em marcenaria com um tanque embutido”, explicam.

O desejo de ter um bar e adega foi concretizado em uma peça de serralheria, que tem a função de armazenamento de garrafas e taças. Além disso, o móvel que esconde a lava-e-seca serve como apoio para bandeja do bar e todos os seus acessórios. Para atender o outro sonho da moradora, a lareira ecológica, as arquitetas projetaram uma peça portátil com capacidade de aquecimento de até 30 m², na qual ela pode mover confortavelmente para qualquer ambiente do apartamento.

 (Mariana Orsi/Casa.com.br)

No quarto, o pedido foi ter um armário todo aberto, mas, ao mesmo tempo, a moradora queria ter espaço para armazenar itens de pouco uso. “Para solucionar esta questão, criamos um armário com cabideiro e prateleiras de chapa perfurada e algumas gavetas e projetamos uma base para a cama para armazenar outros itens necessários”, contam as arquitetas.

 (Mariana Orsi/Casa.com.br)

 

Para ver mais fotos deste apartamento, navegue pela galeria abaixo!

 

 

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.