Casa Created with Sketch.

Estilo industrial: apê de 50 m² tem concreto aparente e tijolinhos

Destacam-se no projeto os elementos de serralheria, marcenaria e a ideia de ambientes desconstruídos e com bom design

 (Alexandre Disaro/Casa.com.br)

Poucos móveis, porém, com destaque para o design, estilo industrial e espaços aconchegantes foram os pedidos do morador deste apartamento de 50 m², em Barueri, para as designers de interiores Luiza Amaral e Fernanda Nasser, do Concretize Interiores. “Ele comprou este loft para passar mais tempo com a namorada, que também é executiva em Aphaville, e para ficar mais perto do trabalho”, revela Fernanda. 

O desejo de ter a experiência de morar em um imóvel urbano desconstruído guiou as escolhas das profissionais. “Ele pediu que o apartamento fosse uma caixa de concreto, exatamente o oposto da casa dele, em Porto Feliz, interior de São Paulo”, explica Luiza.

 (Alexandre Disaro/Casa.com.br)

Ao avaliar a planta do apartamento dúplex, que está em um prédio novo, as designers sugeriram que o espaço do banheiro fosse duplicado no andar de cima. Como a ideia era trazer conforto para os moradores, a proposta foi aceita de imediato. “Deixamos preparados pontos de elétrica, água e esgoto para uma futura máquina lava e seca dentro do banheiro, caso decidam não usar mais a lavanderia do condomínio, já que o imóvel não tem área de serviço. Também criamos um armário vertical para guardar objetos de limpeza e aspirador de pó”, detalha Luiza. 

Para dobrar o tamanho do banheiro, a área do closet foi incorporada. As profissionais aproveitaram, então, o vão sob a escada para criar um mezanino elevado de chapa de metal, com dois lances de degraus para dar acesso ao guarda-roupas. “Essa solução ainda permitiu a criação de um pequeno depósito para malas embaixo dos degraus do mezanino”, explica Fernanda.

 (Alexandre Disaro/Casa.com.br)

Já para para criar o visual de caixa de concreto, desejado pelo cliente, o teto que foi descascado sem qualquer intervenção para que fosse uniformizado. “Também não usamos rodapés para acabamento dos pisos, para reforçar ainda mais essa ideia”, diz a designer. 

Para a paleta, as profissionais resolveram seguir pelo caminho clássico do estilo industrial nova-iorquino, com tijolinhos, metal e concreto aparente. No quarto, uma exceção: a madeira entrou para aquecer o espaço. E, na cozinha, o frontão rosa, criado com porcelanato esmaltado, cria um contraste delicado.

No andar térreo, a cozinha ganhou um invólucro feito de serralheria e vidro canelado, que permite seu fechamento completo, além de ser um interessante elemento de design. “Quando fechada e iluminada por dentro, torna-se uma grande luminária vista do estar”, explica Luiza.

 (Alexandre Disaro/Casa.com.br)

O sofá de medidas generosas foi desenhado pelo escritório e posicionado embaixo da escada. O móvel também serve de cama extra para hóspedes.

Já no andar superior, o guarda-roupas é o grande destaque e fica imponente acima do mezanino. Do lado oposto, o banheiro ampliado ganhou uma porta de vidro e metal. No quarto, ainda, destacam-se os canos aparentes pintados de preto. 

 (Alexandre Disaro/Casa.com.br)

A iluminação também é parte importante deste projeto. “Com a laje descascada, optamos por usar eletrocalha e fazer um trilho sob medida. Nele, inserimos spots em diversos tipos de lâmpadas em diferentes circuitos, para criar diversos tipos de cenários: Par20, AR70 e dicróica. A fita de led em tom bem quente, ganha espaço atrás da cabeceira e embaixo do nicho do banheiro acima da bancada:, explica Luiza.

 (Alexandre Disaro/Casa.com.br)

 

Para ver mais fotos deste projeto, acesse a galeria abaixo!

 

 

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.