Apartamento de 180 m² mescla biofilia, estilo urbano e industrial
Parede de tijolos, concreto aparente, cimento queimado e subway tiles marcam o projeto de Espacial Arquitetos
Com o desejo de integrar sala à cozinha, uma suíte com bastante espaço útil e varanda com churrasqueira para aproveitar momentos de descontração, o escritório Espacial Arquitetos, comandado pelos arquitetos Larissa Teixeira e Reginaldo Machado, buscou inspiração nos lofts nova iorquinos e trouxeram muita concepção urbana para dentro deste apartamento de 180 m² em Pinheiros, São Paulo.
Buscando soluções práticas e inteligentes, os sócios aproveitaram ao máximo todo o espaço e o sistema construtivo já existente. O escritório utilizou ladrilho hidráulico para o terraço e, na sala, a iluminação foi feita por meio de eletrodutos na extensão da parede, com lâmpadas aparentes. Essa técnica permitiu criar um ambiente iluminado na medida certa, aconchegante e agradável para a vista do morador.
Um dos pontos de atenção para o projeto foi a solução inteligente e sustentável de deixar os tijolos visíveis, reduzindo custos com alguns materiais como cimento, areia, argamassa, pinturas e outros revestimentos.
Isso tornou a obra mais econômica, rápida, produziu menos impacto ambiental e resultou em mais praticidade para o proprietário, pois, consequentemente, seus gastos com a manutenção do apartamento será reduzido.
Outro ponto que merece atenção é que o apartamento possuía uma sala que, integrada à cozinha, resultou em mais de 15 m de comprimento, o que possibilitou o aumento do terraço de 1 m para 3 m de profundidade – essa solução acaba indo na contramão do que se vê nas reformas dos apartamentos padrões atualmente, pois, no geral, os terraços são integrados à sala.
Para compor uma atmosfera harmônica com os materiais naturais utilizados, aqui, no caso, o concreto e o tijolo, os profissionais colocaram uma série de plantas pelos espaços. Essa biofilia traz uma sensação de aconchego, bem-estar e frescor no espaço com estilo urbano.
Como a estrutura de todo apartamento é feita de alvenaria de tijolos de cerâmica antiga, foi necessário estudos na hora de fazer demolições. Na cozinha, para retirar a alvenaria de tijolos, o escritório planejou e teve a validação de um engenheiro para a instalação de uma viga metálica preta de 5 m atravessando a sala. Optaram por deixar o concreto aparente e usar subway tiles para reforçar o estilo industrial.
A suíte era um dos pontos de desejo do morador, que possuísse um espaço bem generoso e, principalmente, armários grandes e espaçosos. O layout do quarto seguiu o mesmo conceito arquitetônico dos outros ambientes e, assim como todo o resto, a iluminação foi planejada para criar uma atmosfera acolhedora e aconchegante, entregando luminosidade apenas nos locais desejados e necessários.
O banheiro da suíte segue a mesma linha de iluminação, com pendentes e layout com o estilo urbano, industrial.
Veja todas as fotos do projeto na galeria abaixo!