O Halloween, ou Dia das Bruxas, como é conhecido no Brasil, é celebrado no dia 31 de outubro e vai muito além das fantasias, festas e doces. Suas raízes começaram no antigo festival celta de Samhain, que marcava o fim da colheita e início do inverno. Nesse período, os antigos celtas acreditavam que os espíritos dos mortos retornavam à Terra, e para evitar que fossem perturbados, acendiam fogueiras e usavam máscaras e fantasias.
Com o passar do tempo, o Halloween evoluiu, incorporando diversas tradições de diferentes culturas, especialmente através da influência dos imigrantes irlandeses e escoceses nos Estados Unidos. Hoje, a celebração é conhecida por suas festas, decoração temática e, principalmente, o famoso “doces ou travessuras”, em que crianças se fantasiam e vão de porta em porta pedindo guloseimas.
“Além da parte festiva, que atrai até mesmo as pessoas menos supersticiosas, esta data também é um ótimo momento para realizar simpatias e rituais poderosos, que podem ser relacionados à proteção, amor e prosperidade”, explica a consultora esotérica da Astrocentro, Nina D´Oyá Igbalé. Ela ainda destaca que as simpatias de Halloween, em específico, se intensificam pela energia tradicional da data.
Confira abaixo as três melhores simpatias para se livrar das energias negativas de uma vez por todas!
Velas de proteção
Uma das práticas mais simples e populares para afastar energias negativas no Halloween é acender velas de cores específicas. “As velas pretas são conhecidas por absorver energias negativas, enquanto as laranjas atraem abundância e renovação”, diz Nina. Para fazer esse ritual, escolha um lugar calmo, acenda as velas e concentre-se no que deseja purificar. Enquanto a chama queima, visualize toda sua negatividade sendo afastada da sua vida.
Ervas e cristais
Outra simpatia que pode ser feita na data envolve o uso de ervas e cristais, conhecidos por suas propriedades protetoras e purificadoras. Tradicionalmente, ervas como o alecrim e a arruda são consideradas poderosas aliadas contra energias negativas.
“O alecrim é utilizado para limpar ambientes e trazer clareza mental, enquanto a arruda é famosa por afastar o ‘mau-olhado’ e proteger contra vibrações indesejadas”, revela a consultora. A combinação dessas ervas em um pequeno saquinho, colocado sob o travesseiro na noite de Halloween, cria um campo de proteção durante o sono, ajudando a purificar a mente e o espírito.
Honrar os antepassados
Além dessas, uma das simpatias mais fortes para se ver livre das energias negativas é fazer uma oferenda para seus antepassados, criando assim, uma conexão entre o mundo dos vivos e dos mortos. “Para muitos, essa noite é considerada o momento em que o véu que separa ambos os mundos está mais fino. Por isso, é um bom momento para fazer oferendas com pedidos de proteção a seus entes queridos”, explica.
Você pode deixar uma fruta, como maçã, nozes, ou um copo de vinho em algum lugar especial da casa e fazer uma pequena oração para seus parentes que já partiram, pedindo para que eles afastem toda energia pesada para longe de você.
Por fim, a especialista destaca que Independentemente das crenças, 31 de outubro é um momento que promove união, diversão e criatividade. Seja realizando simpatias, participando de festas ou simplesmente aproveitando a atmosfera de mistério e fantasia, essa celebração é uma maneira de celebrar a vida e honrar aqueles que vieram antes de nós. “O Halloween nos convida a olhar para o desconhecido com curiosidade e coragem, criando memórias que duram muito além dessa noite mágica”, conclui Nina.