Casa Created with Sketch.

Os 7 ensinamentos do pai da ioga

Paramahansa Yogananda deixou como legado técnicas de meditação capazes de revitalizar o corpo e ensinamentos para alimentar a alma

ioga-ensinamentos-7537

 (/)

 

Conheça os principais preceitos de Yogananda

 

1. A meditação é o principal instrumento para quem busca manter uma vida equilibrada e em absoluta sintonia com o Divino.

2. Devemos nos guiar pelo estímulo à simplicidade e ao pensar com elevação.

3. Precisamos nos lembrar da superioridade da mente sobre o corpo e da alma sobre a mente.

4. A respiração consciente é uma forma poderosa e eficiente de recarregar a energia vital, acalmar a mente e o corpo.

5. O desenvolvimento da verdadeira intuição é o caminho mais seguro para o discernimento e para escolhas guiadas com mais sabedoria.

6. É importante regular a ambição pessoal para que ela não entre em desacordo com os interesses da sociedade.

7. A necessidade de converter a ganância de possuir pela alegria de compartilhar precisa orientar nossas escolhas. 

Quem foi Paramahansa Yogananda, o pai da ioga no Ocidente

 

Ele morreu há mais de meio século e não é exagero dizer que seus conhecimentos são atemporais e até hoje influenciam milhares de pessoas no Ocidente. Foi graças a Paramahansa Yogananda que a ioga chegou até nós. Nascido em 1893, em Gorakhpur, na Índia, com o nome de Mukunda Lal Ghosh, Yogananda parecia intuir desde pequeno que sua passagem na Terra deixaria marcas importantes.Foi com o Swami Sri Yukteswar que, aos 17 anos, Yogananda desenvolveu seu lado espiritual em toda plenitude. Com o mestre, ele aprendeu a técnica da kriya ioga, um sistema de meditação avançado derivado da raja ioga, capaz de revitalizar o organismo, fazendo com que a energia vital circule livremente pelos chacras, expandindo a consciência.Em 1917, fundou a escola Arte de Viver, em que modernos métodos educacionais combinavam-se com treinamento em ioga e espiritualidade. Ao visitar o local, em 1925, Mahatma Gandhi ficou impressionado. Dez anos depois, em seu segundo encontro com Yogananda, Gandhi pediu que ele o iniciasse, assim como a seus discípulos, na kriya ioga. 

Da Índia para o mundo

 

A grande virada de sua vida ocorreu na década de 20 durante o Congresso Internacional sobre Religiões Liberais, em Boston. Ali, percebeu que sua missão era levar a ioga para a América. Nesse ano, fundou a “Self-Realization Fellowship”, organização que até hoje dissemina seus ensinamentos em todo o mundo. Em 1925, mudou-se para Los Angeles e passou as três décadas seguintes trabalhando na divulgação de seus conhecimentos.Assim como sua vida, sua morte também foi cercada de mistérios. Yogananda faleceu em 7 de março de 1952, aos 59 anos, em Los Angeles, após fazer um discurso para dezenas de pessoas num banquete.Dizem os testemunhos que, no momento do término de sua fala, seu corpo deslizou para o chão e ele entrou em mahasamadhi (o momento mais elevado da trajetória de um iogue, em que ele abandona conscientemente seu corpo). Durante quase um mês, foi velado em um retiro espiritual, até a chegada de devotos indianos. Por todo esse período ele permaneceu imutável, sem o menor sinal de decomposição.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s