Casa Created with Sketch.

Oficina Brennand, o templo de um pernambucano

Endereço cultural obrigatório para quem conhece Recife, a Oficina Brennand apresenta trabalhos sincréticos do artista Francisco Brennand

Durante suas andanças em buscas de personagens e curiosidades do artesanato brasileiro, a editora de CASA CLAUDIA Regina Galvão deparou, no bairro da Várzea, no Recife, com o espaço de trabalho e exposição do pernambucano Francisco Brennand. A antiga fábrica de tijolos, fundada em 1927 pelo pai do artista, virou seu templo. Entre as décadas de 1970 e 1990, ele produziu cerca de 2 mil peças cerâmicas, entre painéis e esculturas, inspiradas nas mitologias grega e romana. “Nesse universo mágico, cercado pela mata, Netuno, Zeus, Ofélia, Édipo, Helena de Troia, Pássaros Guardiões e Serpentes repousam ao som de cantos gregorianos. Quem tem sorte consegue ver o artista passeando pelo terreno. Não foi meu caso. Vi, sim, uma exposição com as mais recentes pinturas dele, produzidas ainda este ano”, contou a editora. Aos 88 anos, Francisco se mantém ativo. Não tem mais força para manusear o barro, mas continua empunhando pincéis. No terreno de 30 mil m², ele conserva sua obra, disposta em diversas galerias, onde trabalham mestres ceramistas que fabricam utilitários e revestimentos de piso e parede com a marca do local. Nesta galeria, você confere algumas das fotografias registradas pela jornalista em sua visita à Oficina Brennand.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s