Casa Created with Sketch.

Feng shui: especialistas ensinam curas para casas difíceis

Imóveis com iluminação ou ventilação ruim podem comprometer a energia vital que circula pelos ambientes. 

Um título para uma foto sem titulo

 (/)

Nem sempre o lugar onde moramos tem um projeto arquitetônico adequado para a boa circulação da energia vital, chamada de ch’i. Quer exemplos? De acordo com a arquiteta e consultora Maria Teresa Saldanha, do Instituto Brasileiro de Feng Shui, no Rio de Janeiro, moradas construídas abaixo do nível da rua, nos fundos de um longo corredor ou em edículas podem levar à fuga da energia, dificultando a prosperidade da família. É possível corrigir ou amenizar o problema por meio das chamadas curas, soluções práticas para harmonizar seu lar e manter o ch’i atuante na casa e nos moradores. “Esse equilíbrio pode ser obtido por meio de elementos como plantas e sinos de vento, além de ar e luz na medida certa”, ensina a consultora de feng shui Cris Ventura, de São Paulo. Conheça a cura para cinco situações.

Clique nos itens para ler as informações.

Pronto-socorro: harmonize o lar que…

…fica nos fundos de um corredor.

Cura – “O ar entra de modo intenso, empurrando o ch’i para longe”, afirma a arquiteta Maria Teresa. Faça a energia circular do jeito certo usando plantas naturais perto da porta de entrada e ao longo do corredor. “Ventiladores de teto também cumprem essa função.” Cris Ventura recomenda revestir o corredor de pedra mineira, que conduz a energia: “Pendure sinos de vento no muro e pinte a porta de entrada com uma cor forte, que remete à proteção, como vermelho ou amarelo”, afirma Cris.

…foi construído abaixo do nível da rua.

Cura – Casas assim, mesmo as espaçosas, costumam receber pouca luz e ser úmidas, fatores negativos para o feng shui. “Essa moradia deve estar sempre arejada e limpa para evitar bolor e ácaros. Tenha muitas plantas e vasos com flores. E use somente cores claras nas paredes e nos móveis”, indica a arquiteta Maria Teresa. Cris Ventura afirma que, se a escada de acesso à rua for longa demais, pode-se combater a estagnação da energia colocando vasinhos de plantas ou pedras e cristal de quartzo nos degraus. “Sempre no cantinho para não atrapalhar a passagem.”

…divide o terreno com outras moradias.

Cura – Desde que a frente da casa esteja desimpedida de obstáculos, como a janela do vizinho ou objetos espalhados, tudo bem compartilhar áreas, a exemplo do quintal. Segundo Cris Ventura, o centro do terreno representa a saúde física e mental dos moradores, portanto deve estar livre de sujeira e de coisas quebradas ou guardadas sem organização.

…localiza-se em uma edícula.

Cura – Para Maria Teresa, portas e janelas alinhadas dificultam a circulação do ch’i. “Seria melhor que o pé-direito fosse mais alto para facilitar a ventilação. Ventiladores de teto são um paliativo”, diz. Outro ponto contra é a falta de iluminação. “Se a edícula estiver em construção, instale claraboias no teto. Caso contrário, troque algumas telhas cerâmicas por outras de material transparente”, completa a arquiteta.

…é estreito e tem vários andares.

Cura – Conforme a posição da casa, vai sobrar ou faltar sol. “É essencial localizar o norte antes de levantar uma obra”, explica Maria Teresa. Para ativar o ch’i, mantenha jardineiras com flores naturais nas janelas. De acordo com Cris Ventura, as flores também podem ficar em vasos grandes no patamar de cada escada. “Sugiro as coloridas kalanchoe ou o lírio-da-paz, curinga do feng shui, que ameniza as energias como um todo”, diz. Outra cura interessante é colocar nos patamares sinos de vento de bambu, condutores da energia. “Dentro de casa, o som produzido pelo bambu é mais suave do que o do sino de metal. Ele pode ser substituído por móbiles de papel ou de flores de tecido”, afirma Cris.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s