Casa Created with Sketch.

Colchão inteligente promete boa noite de sono em poucas horas

Empresa americana desenvolve produtos para garantir um sono de melhor qualidade em um período mais curto de tempo

 (Divulgação/Casa.com)

Há um ditado popular que diz: “dormir é para os fracos”. Já o italiano Matteo Franceschetti, que nunca foi fã de uma noite estendida de sono, acha que dormir pode ser um negócio rentável. Foi por isso que criou a Eight Sleep, uma empresa de tecnologia que tem como missão melhorar a qualidade do sono para, como eles mesmos dizem, “aumentar a sua performance nas horas acordado” –, em uma definição mais capitalista.

 (Reprodução/Casa.com)

A ideia da Eight Sleep é desenvolver gadgets e equipamentos que garantam um sono mais curto e ao mesmo tempo profundamente restaurador. A proposta é que apenas seis horas de sono com o colchão inteligente da empresa seja equivalente a oito horas de sono natural. A iniciativa surgiu da própria experiência do seu fundador, que sentia que dormia pouco e tinha seu desempenho comprometido no trabalho por isso. “Nosso produto será responsável por te fornecer mais seis anos de horas acordado na sua vida”, explicou a revista americana Wired.

Dessa maneira, através de uma série de estudos, a empresa criou um colchão inteligente, que regula a temperatura da cama, ajudando a induzir o sono profundo e a despertar gradualmente sem a necessidade de um alarme – apenas a alteração de temperatura já seria suficiente para colocar alguém de pé pela manhã. Mas não é só isso: ele monitora todo o seu sono, manipula os sono REM e não-REM e usa machine learning para adequar o equipamento às preferências do usuário. Os preços, por enquanto, são altíssimos. O conjunto da Eight Sleep sai por 2,195 dólares no tamanho queen-size.

 (Reprodução/Casa.com)

Mas esta não é a única empresa a investir em desenvolvimento de produtos que prometem melhorar a qualidade de sono. A super-cama Bryte, com tecnologia similar, também movimenta o mercado americano, mas o preço é ainda mais salgado: sai em torno de 5,950 dólares, no mesmo tamanho queen-size.

Enquanto a tecnologia não chega a preços acessíveis deste lado do Equador, o jeito é investir em um noite de sono mais longa, precedida por um chá quentinho e uma leitura agradável sob um luminária de mesa.

Veja também
Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s