Casa Created with Sketch.

Casa perfumada: 8 dicas para deixar o ambiente sempre cheiroso

Conheça técnicas para deixar o seu lar com um aroma agradável por mais tempo, mesmo depois da faxina!

Deixar a casa com um aroma agradável traz diversos benefícios à saúde e ao bem-estar dos moradores. Ambientes cheirosos transmitem calmaria e frescor e são capazes de contribuir diretamente para deixar a atmosfera do local ainda mais aconchegante.

Manter a rotina de limpeza é sem dúvidas fundamental, mas para deixar a casa perfumada por mais tempo, é preciso ir além. Para auxiliar nessa tarefa, separamos 8 dicas espertas para você começar a colocar em prática já!

1- Frutas cítricas

 (Pixabay/Casa.com.br)

Frutas como limão e laranja passam a sensação de frescor ao ambiente e possuem aromas que costumam agradar a todos os gostos.

Para fazer com que o odor cítrico se espalhe, ferva em uma panela fechada com um pouco de água. Depois coe e borrife o líquido em todos os cantinhos do seu lar.

2- Cravos

 (Pixabay/Casa.com.br)

Os cravos são excelentes aliados para deixar a casa com um aroma marcante. Para garantir que o cheiro se espalhe, inclua-os secos em pequenas vasilhas de cerâmica ou ferva e borrife o chá no ambiente.

Outra aplicação interessante é utilizar os cravos no óleo antes de fritar qualquer coisa na cozinha, pois ele ajuda a amenizar o cheiro de fritura e não pega gosto.

3- Flores e plantas

 (Pixabay/Casa.com.br)

Não é segredo para ninguém que ter flores e plantas em casa traz uma série de benefícios para a saúde, circulação do ar e até para renovar as energias. Mas escolher as espécies certas pode garantir, além de todos esses benefícios, um cheiro mais agradável.

Algumas espécies como lavanda, jasmim, camélia, lírio, hortelã, camomila e gardênia são ótimas apostas e costumam agradar a todos e deixar a atmosfera mais calma e harmoniosa dentro do lar.

4- Aromatizadores

 (Larissa Diniz/Casa.com.br)

Os aromatizadores de ambiente são ideias econômicas e com um impacto imenso na garantia de bem-estar para o seu cantinho. A escolha do aroma vai de acordo com cada gosto. Misturas com alecrim e lavanda, por exemplo, são ótimos, pois despertam a criatividade e reduzem o estresse.

5- Café

 (Pixabay/Casa.com.br)

Mesmo para quem não aprecia o sabor do café, o aroma pode ser bastante agradável e acolhedor. Para liberar o cheiro é necessário conciliar a especiaria com uma vela com fundo de alumínio. Quando aquecido, o aroma se espalha para todo o ambiente – e de quebra, as velas ainda decoram o lar.

6- Velas e incensos

 (Divulgação/Amaro/Casa.com.br)

Tanto as velas aromáticas como incensos têm funcionalidades muito semelhantes: o de garantir que o ambiente fique perfumado por mais tempo – e de quebra alguns modelos sofisticados deixam a casa ainda mais bonita!

7- Flores e folhas secas

 (Divulgação/Pinterest/Casa.com.br)

Incluir saquinhos com folhas secas é uma ideia esperta de aromatizar o ambiente. Colocar junto das roupas de cama deixa, inclusive, um cheiro agradável por longo período e um sono mais tranquilo.

Para isso, pingue gotas de óleos essenciais aromáticos a cada dois dias nos saquinhos e posicione-os em locais estratégicos do seu lar.

8- Difusores

 (Pixabay/Casa.com.br)

Os difusores elétricos podem ser colocados em todos os lugares da casa e perfumam até o líquido acabar. As essências devem ser escolhidas de acordo com o aroma que mais agrada o morador e traz aconchego para o lar.

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.