Continua após publicidade

Aprenda como usar a técnica de Feng Shui na sua casa!

A técnica chinesa pode ser aplicada no décor através das cores e da disposição dos móveis, a fim de tornar o ambiente mais harmônico e equilibrado

Por Yara Guerra
Atualizado em 22 nov 2022, 10h56 - Publicado em 4 nov 2019, 14h40
feng shui
(Divulgação/Casa.com.br)

Você sabe o que é Feng Shui? Não? Então a gente te explica! Com o objetivo de alcançar harmonia, equilíbrio e tranquilidade, a técnica chinesa de decoração foca na maneira em que dispomos cada objeto no ambiente.

Segundo seus princípios, a energia da residência é moldada a partir desta disposição, que pode impedi-la de circular livremente ou favorecer o movimento, oferecendo benefícios que melhoram a qualidade de vida dos moradores.

Se você ficou interessado e deseja aplicar o Feng Shui em todos os cômodos da casa, confira abaixo as dicas simples de Patrícia Stuginski, consultora de Operações da Maria Brasileira:

Cozinha

feng shui
(Divulgação/Casa.com.br)

“A cozinha é o ícone da prosperidade, por isso é fundamental que esteja sempre limpa e organizada”, diz Patrícia.

Além disso, ela indica manter o espaço sempre bem iluminado; separar o fogão, forno elétrico ou microondas com um mobiliário de madeira ou aço; abusar de uma decoração colorida e expor alimentos, como frutas da estação.

Sala de estar

feng shui

A sala é um ambiente para interagir com a família e renovar as energias. Por isso, posicione o sofá perto da parede para manter o campo de visão aberto; tenha uma mesa de centro ou um lustre bonito e opte por cores naturais para passar o sentimento de tranquilidade.

“Você também pode mesclar as cores naturais com tons mais vivos para estimular a integração”, sugere Patrícia.

Banheiro

feng shui
(Divulgação/Casa.com.br)

“É recomendado manter a porta sempre fechada devido à fuga de energia”, diz a profissional. Também vale se utilizar de vasos com terras e plantas naturais para estabilizar as vibrações; combinar flores brancas com ervas para impactar positivamente o banheiro e trazer um ar de beleza e leveza e escolher plantas que sejam fáceis de cuidar, tais como espada de São Jorge, lírio da paz e árvore-da-felicidade macho e fêmea.

Entrada principal

feng shui
(Divulgação/Casa.com.br)

“Ao contrário do que muitas pessoas pensam, não é interessante deixar o espelho à vista na porta de entrada principal, pois ele pode expulsar a sorte”, indica Patrícia.

Outras dicas são: apostar em objetos decorativos que demonstrem seu gosto em receber pessoas do bem na sua casa e que trazem boa iluminar para o ambiente.

Quarto do casal

feng shui
Projeto do escritório ACF Arquitetura. (Divulgação/Casa.com.br)

Para que haja muita harmonia na suíte de casal, evite bagunças ou objetos que não fazem parte do ambiente. Lembre-se ainda de virar a cabeceira da cama para a posição norte, não ter prateleiras em cima da cama e afastar a cama da parede com janelas.

Quarto das crianças

feng shui
(Divulgação/Casa.com.br)

“Este ambiente precisa simbolizar vida e crescimento. Por isso, é importante decorá-lo com objetos alegres e nada que remeta à ideia de solidão”, diz Patrícia.

Continua após a publicidade

Vale evitar ter televisão ou computador, porque eles prejudicam o sono devido às ondas magnéticas e ter livros infantis expostos para induzir inteligência, sabedoria e progresso.

“Agora que você já sabe como aplicar Feng Shui em todos os cômodos da casa, ficam como dicas gerais ter um mural de fotos da família e amigos para lembrar bons momentos, resolver problemas elétricos e manter a casa sempre limpa e organizada”, finaliza Patrícia.

Publicidade