Casa Created with Sketch.

Pietro Maria Bardi: curiosidades sobre o jornalista e colecionador de arte

Nelson Aguilar, organizador do livro sobre o italiano, e Anna Carbocini relatam histórias e curiosidades sobre o jornalista e colecionador de arte

 (Reprodução/Casa.com.br)

No último 21 de fevereiro, Pietro Maria Bardi completaria 120 anos. Casado com Lina Bo Bardi, ele compartilhava ideias e interesses com a arquiteta, tendo sido o grande incentivador da obra deixada por Lina, como o prédio do Museu de Arte de São Paulo, o Masp, na Av. Paulista, instituição que ele fundou, em 1947, com o paraibano Assis Chateaubriand. Historiador, jornalista e crítico, o italiano defendia que a arte devia ser acessível a todos e não restrita apenas às elites financeiras e intelectuais.

 (Reprodução/Casa.com.br)

Numa tarde de fim de fevereiro, na Casa de Vidro, onde Lina e Pietro viveram até o final de suas vidas, me reuni com Nelson Aguilar, professor de história da arte da Unicamp, e com Anna Maria Carbocini, assistente dele no museu, para ouvir as histórias dessa grande figura, responsável pela formação de uma das maiores coleções de arte ocidental do Hemisfério Sul.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s