Casa Created with Sketch.

Flores desabrocham nos bordados desta artista

Olga Prinku cria peças lindas e delicadas com flores secas e linha

 (Reprodução/Designboom)

A artista Olga Prinku usa a “natureza como fio” para criar intrincados bordados de flor em tule repletos de cor e textura. A criadora da Moldávia cultiva flores, vagens, frutas vermelhas e outros elementos, que ela então coleta e seca sozinha.

O material preservado é então costurado em aros simples de tule branco, formando delicados arranjos orgânicos. O bordado de flor em tule é a marca registrada de Prinku

Transparência e delicadeza fazem um estilo de bordado autoral

 

 (Reprodução/Designboom)

Usando o tule branco como base, Olga Prinku prende as flores secas à trama da malha e compõe elaborados motivos naturais, incluindo padrões florais, representações figurativas de pássaros, bem como brotos individuais.

Flores secas formam uma ilustração de um pássaro.

Flores secas formam uma ilustração de um pássaro. (Reprodução/Designboom)

Muitas de suas peças reproduzem imagens comumente encontradas no folclore europeu oriental. A artista que mora em Yorkshire do Norte, na Inglaterra, conecta suas obras à infância na República da Moldávia. Dentro do artesanato botânico de Prinku, também é possível encontrar obras tipográficas, onde flores preservadas são organizadas em letras.

Tipografia por Olga Prinku.

Tipografia por Olga Prinku. (Reprodução/Designboom)

Embora a artista tenha encontrado nas flores um estilo característico, com o qual ela está trabalhando em marcas registradas, Prinku se mantém aberta à experimentação. Seu processo criativo é fortemente baseado em tentativa e erro.

Veja também

Antes de trabalhar com o tule, Prinku experimentou uma variedade de materiais, incluindo telas de arame e fios de tricô solto, que mais tarde ela achou muito chamativo para a estética delicada e transparente que tinha em mente.

Close-up do artesanato botânico de Prinku.

Close-up do artesanato botânico de Prinku. (Reprodução/Designboom)

Prinku define “a natureza como seu fio condutor”.

Espalhando a palavra do flower-on-tulle

 

Dentes-de-leão secos presos a “relógio” de bordado.

Dentes-de-leão secos presos a “relógio” de bordado. (Reprodução/Designboom)

Para difundir seus conhecimentos sobre o bordado de flores sobre tule, a artista ministra oficinas e tutoriais para quem se interessa por seu ofício. Ela também é muito ativa na página do Instagram, postando imagens e vídeos de suas criações em diversas cores, formas e tamanhos.

A combinação do delicado tule com as flores secas forma uma estética encantadora.

A combinação do delicado tule com as flores secas forma uma estética encantadora. (Reprodução/Designboom)

Além disso, a Prinku está lançando um livro intitulado “Dried Flower Embroidery”, que será publicado em outubro de 2021 pela Quadrille/Hardie Grant.

*Via Designboom

Veja também
Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.