Abelhinhas ajudaram a criar estas obras de arte
A "Honeycomb Collection", da artista canadense, celebra a colaboração harmoniosa entre a natureza e o ser humano
Favo de mel pode ser arte? Para a artista canadense Ava Roth, sim! Em seu trabalho mais recente, ela trabalhou em estreita colaboração com o apicultor Mylee Nordin e um enxame de abelhas. A série de peças em favo de mel, intitulada “Honeycomb Collection“, celebra a capacidade de colaboração harmoniosa entre o meio ambiente e a humanidade.
As abelhas têm total controle sobre a arte depois que Roth fornece uma base feita de galhos, pedras, espinhos de porco-espinho e quartzo rosa. A partir daí, a equipe de minúsculas trabalhadoras constrói gradualmente suas estruturas hexagonais em torno da peça existente.
Natureza estruturada de Ava Roth
A obra de Ava Roth mostra uma dicotomia entre textura orgânica e estrutura lógica. Embora seja criada a partir de pequenos objetos encontrados na natureza, a peça-base criada pela artista expressa uma lógica de grade inerente.
Veja também
- Salvem as abelhinhas: série de fotos revela suas diferentes personalidades
- No Dia Mundial da Abelha entenda o porquê da importância desses seres!
Enquanto isso, a contribuição das abelhas ecoa a estrutura padronizada, enquanto mostra variações sutis e orgânicas em altura e textura – devido à imprevisibilidade das formas naturais.
Uma homenagem ao artesanato
A “Honeycomb Collection” ganha forma como uma homenagem à paisagem canadense e ao universo do artesanato. Por meio do uso de materiais orgânicos, a artista faz referência ao ambiente natural, enquanto a costura à mão, o trabalho com miçangas e os bordados remetem ao artesanato tradicional.
O trabalho resultante da artista junto com as abelhas em enxame é uma nova visão de um ofício tradicional em uma linguagem única e contemporânea.
*Via Designboom