Vãos promovem espaços adicionais e privacidade à casa portuguesa
Com pisos assimétricos e disposição incomum de blocos, o projeto garantiu à casa, ao mesmo tempo, espaços modernos e privados
Localizada em Guimarães (Portugal), a Casa A foi planejada pelo escritório REM’A, que buscava garantir espaços abertos e privacidade através de um projeto repleto de vãos.
Inserida em uma área de população densa, cheia de casas circundantes e com o desejo de fornecer privacidade, a morada precisou de um planejamento estratégico.
Um piso superior assimétrico foi colocado próximo ao térreo, pairando sobre o piso inferior com seções que se elevam em cantilever.
Um dos pontos altos do projeto, o exterior da casa de madeira, foi disposto em um padrão diagonal que se assemelha a um ninho – quase como se fosse para proteger os espaços privados.
Quando esta madeira envelhecer com o tempo, vai se desbotar gradualmente e passar a parecer com a cor do concreto ao redor.
A parede do perímetro na parte de trás da casa, por sua vez, fica afastada do deque oculto do andar superior. Dessa forma, permite uma vida particular sem espectadores e a oportunidade de ficar do lado de fora.
Da forma como foram montados – assimétricos e cortados por vãos – os blocos conferem à casa, ao mesmo tempo, espaços modernos e de privacidade assegurada.
Confira na galeria abaixo mais fotos da Casa A: