Um breve resumo sobre o prédio de habitação social de Niemeyer em Berlim

O Oscar Niemeyer Haus faz parte de um conjunto de prédios assinados por vários arquitetos modernos em meados da década de 1950

Por Ana Carolina Harada Atualizado em 7 abr 2020, 14h35 - Publicado em 26 mar 2020, 16h18
Reprodução/Casa.com.br

Na década de 1950, a arquitetura moderna tinha como uma de suas principais obras as habitações sociais. O arquiteto Oscar Niemeyer também tem a sua coleção de apartamentos voltados para a moradia popular. Um deles é o bloco de apartamentos da Interbau, em Berlim, na Alemanha.

Reprodução/Casa.com.br

O prédio foi concluído em 1957 para a Feira Internacional dos Construtores daquele mesmo ano. Niemeyer era um dos 48 arquitetos escolhidos para criar o conjunto de prédios. Ele era o único não europeu do grupo, que contava com nomes como Alvar Aalto, Le Corbusier e Sep Ruf.

Bahaa Ghoussainy/Casa.com.br
Continua após a publicidade

Cada apartamento possui uma grande janela, grades metálicas e toldos retráteis, além de uma sacada, algo que pode não ser prático em épocas de muito Sol ou neve. Contudo, os toldos e guarda-sois mostram que os moradores já encontraram suas próprias soluções, mesmo que elas sejam pouco ortodoxas.

Reprodução/Casa.com.br

Debaixo do edifício principal ficam as escadas dentro de blocos azulejos vermelhos e azuis. O acesso entre os prédios e a área verde que os circunda é livre, traço típico da arquitetura moderna.

Continua após a publicidade

Publicidade