Continua após publicidade

Prêmio de Arquitetura Instituto Tomie Ohtake AkzoNobel anuncia finalistas

Com 391 projetos inscritos, esta edição do prêmio possui uma novidade: a inserção da categoria "Estudantes"

Por Yara Guerra
Atualizado em 17 fev 2020, 15h57 - Publicado em 5 ago 2019, 16h19
Projeto “Morro da Viúva”, pelos estudantes universitários Eduardo Romano e Bruno Bins (Rio de Janeiro). (Divulgação/Casa.com.br)

Em sua 6ª edição, o Prêmio de Arquitetura Instituto Tomie Ohtake AkzoNobel acaba de anunciar os finalistas dos 391 projetos inscritos, provenientes de 17 estados brasileiros e Distrito Federal.

Publicidade

Entre os selecionados, há trabalhos de São Paulo, Rio de Janeiro, Tocantins, Distrito Federal, Mato Grosso, Maranhão, Minas Gerais, Ceará e Uruguai. Os vencedores serão conhecidos em uma cerimônia no Instituto Tomie Ohtake, no dia 17 de outubro, quando também será aberta uma exposição com os projetos finalistas.

Publicidade
“Capela em Sacromonte”, por Luciano Rocha de Andrades (Porto Alegre). (Divulgação/Casa.com.br)

A grande novidade desta edição foi a introdução da categoria Universitários, exclusiva para estudantes de arquitetura com projetos não construídos.

Para submetê-los, os trabalhos deveriam estar inseridos no tema “Revitalização, Requalificação, Renovação” e, seus responsáveis (brasileiros ou estrangeiros residentes no país há pelo menos dois anos), regularmente matriculados em cursos de arquitetura de nível superior, reconhecidos ou autorizados pelo MEC.

Publicidade

Três projetos foram selecionados pela categoria e farão parte da exposição no Instituto, além de serem publicados no catálogo do Prêmio. Além disso, um estudante dentre os vencedores será premiado com um estágio em escritório de arquitetura. A categoria contou com 109 trabalhos inscritos.

Continua após a publicidade
Projeto “Praça das Águas”, pelas estudantes Danielle Khoury Gregorio e Raquel Khoury Gregorio (Danielle Khoury Gregorio e Raquel Khoury GregorioSão Paulo). (Divulgação/Casa.com.br)

Já a categoria Profissionais, voltada para escritórios e coletivos de arquitetura, arquitetos brasileiros ou estrangeiros residentes no país há pelo menos dois anos, contou com 282 projetos inscritos.

Publicidade

Dentre eles, dez foram selecionados para exposição no Instituto e também serão publicados no catálogo do Prêmio. Um dos finalistas foi o projeto da Beacon School, uma escola em São Paulo que reaproveitou e transformou antigos galpões industriais.

Continua após a publicidade

No dia da inauguração da mostra, três profissionais finalistas ganharão viagens internacionais para destinos com interesse arquitetônico.

Publicidade
“Beacon School”, por Andrade Morettin Arquitetos (São Paulo). (Divulgação/Casa.com.br)

O Prêmio, que busca reconhecer as produções arquitetônicas de destaque na cena contemporânea brasileira, valorizando as formas inovadoras de pensar e construir o espaço social, teve como júri os arquitetos Helena Aparecida Ayoub SilvaHéctor Vigliecca, Joice Berth, Pedro Vada e Priscyla Gomes.

Continua após a publicidade

Confira abaixo os finalistas e seus projetos e as informações da exposição que os contempla:

Publicidade

Projetos finalistas na categoria PROFISSIONAIS

 Projetos finalistas na categoria UNIVERSITÁRIOS

Continua após a publicidade

Exposição do Prêmio de Arquitetura Instituto Tomie Ohtake AkzoNobel

Onde: Sede do Instituto Tomie Ohtake (Av. Brigadeiro Faria Lima, 201 – Pinheiros, São Paulo)

Quando: de 17 de outubro a 1º de dezembro de 2019

Continua após a publicidade
Publicidade
Publicidade