Casa Created with Sketch.

O tapete foi o ponto de partida para a decoração deste apê

As cores da peça ditaram a paleta que inspirou a escolha de obras de arte, móveis e objetos

 (Denilson Machado/Casa.com.br)

Com 150 m² e localizado em um luxuoso condomínio em Biscayne Bay, Downtown Miami, este apartamento fica no sétimo andar e conta uma vista panorâmica do mar e da cidade de South Beach. O imóvel pertence a um casal de brasileiros, que vivem no Rio de Janeiro, mas consideram este lugar sua segunda casa. Quando compraram o apartamento, logo confiaram a reforma à arquiteta Nayara Macedo, que fez um projeto que incluiu algumas alterações de planta e incluiu uma decoração totalmente nova.

 (Denilson Machado/Casa.com.br)

Entre as principais modificações de layout, está a integração da cozinha com a sala. Como passou a ficar à mostra, o ambiente ganhou acabamentos de madeira. Segundo a arquiteta, o tom escuro foi escolhido para criar contraste, garantindo um toque contemporâneo e aconchegante. “Quis eliminar a cara de cozinha tradicional, usando nela os mesmos acabamentos da sala. Ao invés de lançar mão de uma bancada de refeições com banquetas altas na ilha central, optei por uma mesa de jantar, que pode ser usada, inclusive, como mesa de trabalho”, conta.  

 (Denilson Machado/Casa.com.br)

A integração permitiu, inclusive, a entrada de luz natural que entra pela incrível abertura no living, que vai do piso ao teto e traz a vista do mar para dentro. 

Como a ideia do projeto era criar um loft contemporâneo e, ao mesmo tempo, sofisticado, a decoração veio do mix de texturas e constrastes. A inspiração veio de uma peça específica: da paleta de cores do tapete estampado no living, comprado na Ikea.

 (Denilson Machado/Casa.com.br)

Um dos pedidos dos moradores foi inserir o sofá de couro branco, que eles já haviam escolhido previamente, e instalar mais pisos claros em todo o apartamento. Assim, a ideia de incluir um tapete estampado surgiu durante uma visita à conhecida loja de decoração. “A paixão pelo tapete oriental, com temática floral, feito de forma artesanal com a técnica patchwork, foi mútua.  Sugeri à cliente sair do lugar comum e ousar, adicionando textura e cor ao espaço. Ela topou na hora!”, explica Nayara. Assim, o tapete estampado foi sobreposto de forma assimétrica a outro tapete — este completamente neutro — e ditou a paleta de cores do ambiente. 

Sobre o mobiliário da sala integrada à cozinha, a arquiteta garimpou na Artefacto Miami peças assinadas pelo designer Jader Almeida como uma forma de prestigiar o design brasileiro. Entre elas estão duas poltronas, a mesa de centro, a mesinha de apoio e as cadeiras da sala de jantar.

 (Denilson Machado/Casa.com.br)

No quarto do casal, seguiu a ideia de explorar contrastes. A parede foi pintada em tom de verde escuro, contrastando com mobiliário e piso claros. Segundo a arquiteta, o verde traz o bem-estar da natureza e está associado à sensação de paz e aconchego. 

 

Quer ver mais fotos deste projeto? Então, dê um passeio pela galeria de fotos abaixo!

 

 

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.