Continua após publicidade

O retrofuturismo propõe uma nova visão arquitetônica do Irã

O designer Mohammad Hassan Forouzanfar criou uma série de fotomontagens que fundem locais importantes do Irã com uma arquitetura contemporânea e improvável

Por Alex Alcantara
Atualizado em 17 fev 2020, 15h56 - Publicado em 8 ago 2019, 13h38
chaqazanbil, khuzestan
(Reprodução/Casa.com.br)

Muito usado na década de 1990, o retrofuturismo é uma técnica que representa o futuro incluindo percepções de uma era retro, mesclando ambos os tempos e conceitos. Pautado nisso, o designer Mohammad Hassan Forouzanfar criou uma série de fotomontagens que fundem locais importantes do Irã com uma arquitetura contemporânea e improvável.

takht-e-jamshid, fars
(Reprodução/Casa.com.br)

As possíveis construções são inseridas nas províncias de Fars, Sistan e Baluchistan, Khuzestan e Kashan. A série combina diferentes materiais, estilos e épocas em palácios reais pré-islâmicos e castelos.

tepe sialk, kashan
(Reprodução/Casa.com.br)
Continua após a publicidade

Marcados pelo uso de vidro e metais frios, as construções se exaltam no meio da paisagem do deserto, resultando em imagens impressionantes.

palace of ardashir, fars
(Reprodução/Casa.com.br)

O objetivo da intervenção fotográfica no Irã é pautar uma nova forma de restauração de locais icônicos, apresentando uma visão crítica social e política sobre a realidade do país e a importância dos artefatos arquitetônicos iranianos.

Continua após a publicidade
izad-khast castle, fars
(Reprodução/Casa.com.br)
Publicidade