Museu da Academia Internacional de Cinema é inaugurado
Se você é fã da arte, vai amar saber mais sobre essa novidade
O Academy Museum of Motion Pictures, localizado em Los Angeles e projetado por Renzo Piano, é o maior museu da América do Norte dedicado a filmes e a cultura cinematográfica. Alô cinéfilos!
“Estamos vivendo em tempos de mudança e em constante evolução e agora, mais do que nunca, precisamos nos unir para compartilhar nossas histórias, aprender uns com os outros e criar laços sendo entretidos e encantados. Isso é o que os filmes fazem, e estamos entusiasmados em abrir uma instituição tão dinâmica, diversa e acolhedora dedicada a esta amada forma de arte”, disse Bill Kramer, diretor e presidente do museu da academia – via Designboom.
Criado pelo arquiteto Renzo Piano, vencedor do prêmio Pritzker, e Renzo Piano Building Workshop em colaboração com Gensler como arquiteto executivo, o museu em Wilshire Boulevard e Fairfax Avenue combina duas estruturas contrastantes: o renovado e ampliado May Company Building, um marco moderno de 1939 agora renomeado como The Saban Building – em homenagem aos benfeitores Cheryl e Haim saban -, e um novo edifício esférico de vidro e concreto.
Veja também
- LUMA é um museu que parece vindo do futuro!
- Oscar 2021: Veja a decoração da estação de trem que recebeu a cerimônia
Academy Museum possui sete andares e utiliza os recursos exclusivos da academia de artes e ciências do cinema. Ele será aberto com a exposição Stories of Cinema – histórias do cinema em português – oferecendo perspectivas comemorativas, críticas e pessoais sobre as disciplinas e o impacto da produção de filmes, no passado e no presente.
A exposição temporária Hayao Miyazaki também estará em exibição, sendo a primeira retrospectiva em museu na América do Norte do trabalho do aclamado cineasta e cofundador do Studio Ghibli. Três outras exposições: O Caminho para o Cinema: Destaques da coleção Richard Balzer; Pano de Fundo: Uma arte invisível; e as Experiências dos Oscars® também farão parte da inauguração.
Fanny’s, o restaurante e café desenvolvido por Bill Chait e Carl Schuster e produzido por Commune Design, também será aberto aos visitantes.
Com o nome de Fanny Brice – o lendário filme, teatro e estrela do rádio retratada por Barbra Streisand em seu Oscar, ganhando o papel de garota engraçada (1968) -, o impressionante espaço de 929 m² de dois andares, concebido pelo falecido arquiteto Osvaldo maiozzi, apresenta um design de cozinha aberta, bar elegante e um estilo de serviço que remete a uma época passada.
O espaço também oferece educação contínua e programas para a família ocorrerão em todo o museu, em galerias de exposições, teatros e no estúdio educacional do templo Shirley.
*Via Designboom