Casa Created with Sketch.

Laboratório fica pronto em 40 dias para fazer testes em massa da COVID-19

Os escritórios Idein Arquitetura e Clara Engenharia se uniram para o projeto no Parque Tecnológico Sapiens Park, em Santa Catarina

Da idealização, aprovação junto à Vigilância Sanitária, produção do projeto executivo, orçamento e contratações à execução, montagem e entrega do laboratório foram 40 dias. O BiomeHub ocupa aproximadamente 200 m² dentro do Sapiens Park, em Florianópolis, e é uma spin-off da Neoprospecta, uma empresa que trabalha com biotecnologia na área da saúde humana, realizando testes moleculares tipo RT-PCR, que identifica material genético do vírus COVID-19.

 (Divulgação/Casa.com.br)

O projeto atípico surgiu em meio à crise sanitária provocada pelo novo Coronavírus. Durante o período de isolamento e distanciamento social possibilitará a realização de testes do vírus em massa com baixo custo na aplicação, apoiando o sistema de saúde público e privado no combate à pandemia. Ele foi desenvolvido em parceria pelos escritórios Idein Arquitetura e Clara Engenharia, ambas com sede em Florianópolis.

 (Divulgação/Casa.com.br)

O laboratório, que segue padrões de arquitetura voltada para a área da saúde, reúne itens necessários para a configuração de espaços com Nível de Biossegurança 2 (NB2), com o uso de materiais, acabamentos e sistemas imprescindíveis para que as rotinas aconteçam em segurança e com controle para os técnicos do laboratório, bem como o ambiente de entorno.

O layout dos espaços estabelece áreas de controle e de utilização com restrições, seguindo o que preconizam os protocolos de áreas limpas, indispensáveis em ambientes de pesquisa. “O imenso desafio foi a questão do tempo, relacionado com a segurança no projeto e a execução no prazo necessário. O maior predicado deste processo foi a geração de respostas dentro do tempo possível para um momento de pandemia”, explica o arquiteto e urbanista Emerson da Silva, da Idein Arquitetura, também presidente da ABDEH – Associação Brasileira para o Desenvolvimento do Edifício Hospitalar.

 (Divulgação/Casa.com.br)

Segundo os profissionais envolvidos, a entrega da edificação neste curto espaço de tempo, só foi possível porque houve uma comunicação integrada e ágil no gerenciamento de questões complexas da obra durante o processo. Em operação desde o dia 20 de maio, o novo laboratório tem estrutura e equipamentos com capacidade máxima de processamento de 1.800 amostras por dia para a detecção de SARS-CoV-2 por PCR em Tempo Real.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s