Casa Created with Sketch.

Ensaio fotográfico revela segredos da ‘casa fantasma’ de Oscar Niemeyer

O fotógrafo Jason Oddy visitou a casa e fez um registro (creepy) do lugar onde Niemeyer projetou e viveu durante a construção de Brasília

 (Reprodução/ArchDaily)

Diferente dos mais de 600 projetos de Oscar Niemeyer, a casa do mestre em Brasília, projetada para que ele morasse durante a construção da cidade, tem muito mais elementos que remetem ao passado do que ao futuro. Situada em uma zona residencial de luxo, há 20 minutos de carro do centro da cidade, a Casa Niemeyer, como agora é oficialmente conhecida, é uma estrutura retangular longa e baixa, cercada por vilas e empreendimentos fechados meio ocultos. Com telha de barro e um lado inteiro de varanda, parece a típica fazenda brasileira.

 (Jason Oddy/Casa.com.br)

Essa foi a casa de Niemeyer no período entre 1962 e 1964, últimos dois anos dos oito em que a capital do Brasil foi construída, maior projeto da carreira do arquiteto.

 (Jason Oddy/Casa.com.br)

Em 2017, o fotógrafo Jason Oddy visitou a Casa Niemeyer, lugar que serviria de galeria para um dos seus trabalhos, baseado no Projeto Algéria do arquiteto. O fotógrafo chegou com antecedência e aproveitou para conhecer o lugar, que estava sendo reformado, e decidiu que exploraria a casa buscando traços de como era a vida do projetista naquela construção.

 (Jason Oddy/Casa.com.br)

O que fez Jason considerar a ideia de haver fantasmas na casa, foi uma notícia de que o ex-presidente de Brasil, Michel Temer, mudou-se do Palácio da Alvorada, também projeto de Niemeyer, por acreditar que o lugar era assombrado.

Com essa informação, Oddy passou a questionar se não haveriam também fantasmas na casa em que o arquiteto morou. Mas não as assombrações, propriamente ditas, mas espectros que pudessem ajudar a entender o que esses fantasmas tentavam transmitir.

 (Jason Oddy/Casa.com.br)

O conjunto de fotos faz parte da série “IMAGEM SECUNDÁRIA / GHOST HOUSE”, assinada pelo fotógrafo, e traz a Casa Niemeyer de modo único. E, depois de vê-las, talvez você concorde que, bom, é, sim, um pouco assustadora.

 (Jason Oddy/Casa.com.br)

 (Jason Oddy/Casa.com.br)

 (Jason Oddy/Casa.com.br)


Sobre a Casa Niemeyer

Após a reforma, a Casa Niemeyer se tronou um espaço voltado para educação e arte, com cursos e exposições – tendo uma, a exposição “Triangular: arte deste século“, sido eleita pelo público da Revista Select como a melhor na categoria coletiva institucional de 2019.

 (Divulgação/Casa.com.br)

Apesar do aspecto abandonado que a construção passava, hoje, a Casa Niemeyer pertence ao patrimônio da Universidade de Brasília e é associada à Casa da Cultura da América Latina – CAL. O local é um espaço público voltado para arte e educação e gratuito, que poderá ser visitado após o período da pandemia.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s