Estes 8 castelos inspiraram os filmes da Disney
Você já parou para pensar na possibilidade dos cenários das animações serem verdadeiros?
Você deve saber que muitos filmes da Disney são baseados em contos de fadas. Branca de Neve e os Sete Anões vem do clássico dos Irmãos Grimm e A Bela Adormecida de Charles Perrault foi a base para a animação de mesmo nome.
E assim como essas histórias tiveram suas inspirações, a arquitetura dos cenários dessas obras também!
Meredith Cohen, uma historiadora da arquitetura medieval, apresenta alguns dos palácios das animações de princesas da Disney, incluindo clássicos como Branca de Neve e Bela Adormecida, bem como títulos mais recentes como Valente, Enrolados e Frozen.
Alcácer de Segóvia
Este Alcácer é um castelo medieval em Segóvia, Espanha, e foi a inspiração para o castelo da rainha em Branca de Neve e os Sete Anões. De acordo com Cohen, a versão animada representa uma boa mistura de precisão factual e magia da Disney.
Ela aponta as pequenas janelas do desenho e a fachada de pedra como evidência de elementos realistas, explicando que esses aspectos foram implementados em castelos tradicionais para garantir que convidados indesejados não entrassem.
No entanto, o castelo real tem significativamente menos torres. “O exagero de torres é algo que a Disney adicionou ao seu castelo para dar uma sensação mais mágica e fantasiosa”, diz ela.
Castelo de Neuschwanstein
Neuschwanstein, um castelo bávaro encomendado pelo rei Ludwig II da Baviera, influenciou o castelo do rei Stefan em A Bela Adormecida. No entanto, como o castelo da rainha em Branca de Neve, a Disney adicionou alguns elementos para criar uma sensação mais mística.
A historiadora explica que muitas das características do palácio do rei Stefan são de diferentes épocas: existem torres renascentistas, góticas e escandinavas, além de arcos pontiagudos góticos.
Embora o castelo do filme seja um pouco confuso em termos de precisão do período de tempo, ele serviu como um protótipo para futuros castelos da marca. Aliás, esta estrutura e a de Cinderela, foram inspiração para o logotipo da Disney.
Monte Saint-Michel
Corona Castle em Enrolados é “um excelente exemplo de incorporação de uma estrutura na história”, diz Cohen. A animação da Disney se baseia em Mont-Saint-Michel, onde, originalmente, havia uma Abadia Beneditina em uma pequena ilha na Normandia, na França.
Eventualmente, a igreja se tornou em uma prisão e, na vida real, o Mont-Saint-Michel só é acessível duas vezes por dia, quando a maré está baixa.
Esses dois detalhes representam metaforicamente duas partes importantes da história da princesa: a prisão simboliza o início da vida de Rapunzel presa em uma torre e as marés entrando e saindo ilustram seu cabelo – os meios limitados que ela tinha para se conectar com o mundo exterior.
Castelo Eilean Donan e Dunnottar
DunBroch de Valente foi influenciado por dois castelos na Escócia: Eilean Donan e Dunnottar. Apesar da animação refletir claramente as arquiteturas reais – a fachada de pedra e o perfil horizontal, em particular – existem algumas irregularidades.
Por um lado, a história se passa no século 10, mas os castelos de pedra não começaram a ser construídos até o século 11.
O palácio também está degradado, o que seria incomum se as pessoas ainda morassem nele, porém a pesquisadora explica que isso poderia ter sido feito para simbolizar a tensão entre os clãs no filme.
Taj Mahal
“Eu nunca vi um castelo real como este”, diz Cohen sobre o Palácio do Sultão de Aladdin. O mausoléu apresenta uma grande cúpula em forma de cebola no topo de uma torre central que é replicada em todo o espaço e uma escadaria de procissão que leva a uma porta em arco.
Embora vagamente baseado no Taj Mahal na Índia, o castelo exibe elementos de várias culturas. A porta turquesa lembra a arquitetura colorida da Índia, embora Cohen explique que as cúpulas se parecem mais com igrejas ortodoxas russas – semelhantes à Catedral de São Basílio em Moscou.
Fortaleza de Akershus e Igreja Borgund Stave
Dado que Frozen foi baseado em uma lenda escandinava, não é de surpreender que o castelo em Arendelle, o país fictício da animação, seja inspirado na arquitetura escandinava.
A estrutura foi desenhada com muitos frontões e uma torre sineira encimada de outra torre. A fortificação ao redor do castelo é baseada na Fortaleza de Akershus, originalmente uma base militar perto de Oslo.
A residência, por outro lado, foi inspirada em algo completamente diferente. O palácio animado é feito de madeira, evidente pelas treliças no exterior. Esse detalhe não é parecido o de um castelo, como explica Cohen, mas é mais representativo de uma igreja norueguesa de madeira.
“Eles fazem isso porque as igrejas costumam ser a arquitetura mais empolgante da Idade Média”, explica a historiadora, ressaltando que a animação se assemelha a uma igreja de madeira em Borgund.
*Via Architectural Digest