Casa vitoriana em Melbourne recebe extensão de vidro e tijolinhos
A reforma deu um tom moderno e contrastante ao imóvel, que é considerado patrimônio na Austrália
Uma casa-patrimônio de estilo vitoriano em Melbourne (Austrália) foi alvo de uma super reforma, que contrastou e harmonizou seus elementos históricos a intervenções mais modernas.
O escritório Matt Gibson Architecture + Design, responsável pelo projeto, inseriu na casa do século XIX uma extensão traseira de dois andares feita de tijolinhos vermelhos e vidro.
O anexo dramático tem em seu primeiro piso tijolos de aparência pesada apoiados em uma armação de aço. Montada assim, a estrutura dá a impressão de que a cripta da cozinha foi “escavada” por baixo dele.
A extensão, que mantém o esqueleto da casa original, assume uma forma moderna com uma quina perfurada, um telhado geométrico e uma janela metálica projetada.
O escritório descreve o processo de design como uma “mudança sensível e de restauração”.
“Em nossa investigação de patrimônio, catalogamos e pesquisamos não apenas a história desta casa, mas também a evolução e a iconografia do tecido e formas de construção na vizinhança”, dizem os profissionais.
O Matt Gibson Architecture + Design maximizou o espaço interior com inserções brancas e modernas, que tocam levemente as paredes originais a partir de suportes de aço. O espaço entre os dois criou corredores de ventilação, que ajudam a arejar a casa.
Uma seção da parede de tijolos original fornece um pano de fundo para a mesa de jantar, que fica em um espaço esguio de altura dupla iluminado pelas janelas do jardim exterior.