Casa Created with Sketch.

Casa rural na Irlanda do Norte vence o RIBA House of the Year 2019

Escolhida entre outras 19 participantes, a House Lessans focou em acabamentos simples que possibilitassem um orçamento acessível

A House Lessans foi nomeada durante o episódio final da série de televisão “Grand Designs: House of the Year”, do Channel 4.

A House Lessans foi nomeada durante o episódio final da série de televisão “Grand Designs: House of the Year”, do Channel 4. (Aidan McGrath/Divulgação)

Uma casa dos sonhos, projetada a partir de um orçamento mínimo, foi nomeada pelo Royal Institute of British Architects como a melhor casa do Reino Unido em 2019.

De autoria dos arquitetos McGonigle McGrath, a House Lessans se localiza em uma antiga fazenda no Condado de Down, na Irlanda do Norte, e foi escolhida entre outras seis casas finalistas projetadas por arquitetos que disputam o prêmio anual House of the Year.

 (Aidan McGrath/Divulgação)

Formado por dois volumes de tamanho reduzido, paredes de concreto branco e telhados de zinco, o imóvel foi projetado para atender às necessidades de um casal semi-aposentado e seus filhos – que saíram de casa, mas ocasionalmente fazem visitas.

Para baratear a obra, o estúdio de Belfast se utilizou de detalhes simples e métodos de construção acessíveis, que incluíam blocos de concreto para as paredes e enormes janelas que se abrem, em vez de portas dobradas.

Como resultado, a House Lessans custou £335.000 (aproximadamente R$1.820.000) – o equivalente a £1.425 (aproximadamente R$7.740) por metro quadrado.

 (Aidan McGrath/Divulgação)

Para o presidente do RIBA, Alan Jones, a casa foi executada com incrível clareza e contenção. “Mesmo com o orçamento mais apertado, a House Lessans mostra que uma casa dos sonhos, projetada por um arquiteto talentoso, pode ser uma realidade”, diz.

 (Aidan McGrath/Divulgação)

Enquanto uma ala da casa contém uma suíte de três quartos, a segunda abriga os espaços de convivência, que incluem uma sala de estar de pé-direito duplo.

Como o exterior, todos os quartos têm acabamentos simples e o foco fica para as vistas da paisagem, que são emolduradas por extensões de vidro.

Entre as 20 candidatas iniciais, a House Lessans foi escolhida como House of the Year por um júri, incluindo o vencedor do ano passado, Tom Miller (Haysom Ward Miller Architects) e John Pardey como presidente. Confira abaixo mais fotos da casa:

Veja também
Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s