Anexo pré-fabricado aumenta leitos de hospital no combate à Covid-19
Construída em apenas 30 dias, a estrutura hospitalar será destinada inicialmente a pacientes infectados pela Covid-19 e atendidos pelo SUS
A luta contra o Coronavírus não para. Soluções emergenciais têm sido empregadas e muitas ideias novas colocadas em ação. Para atender ainda mais as pessoas que foram contagiadas pelo vírus, o Hospital Independência, de Porto Alegre (RS), ganhou um anexo que aumentará em 60 leitos a capacidade de atendimento da unidade.
Construída em apenas 30 dias, a estrutura hospitalar será destinada inicialmente a pacientes infectados pela Covid-19 e atendidos pelo SUS, mas ficará de legado para o município após a pandemia.
A responsável pelo projeto é a construtech catarinense Brasil ao Cubo, que entregou o anexo antes do prazo estipulado. A agilidade para a conclusão da obra é resultado do sistema exclusivo de construção desenvolvido e usado pela empresa, chamado off-site BR3, que se baseia na aplicação de sistemas que utilizam as ferramentas da engenharia de produção e civil, ou seja, um imóvel, de qualquer tamanho, é 100% construído no parque fabril da empresa e levado pronto para ser instalado no local.
“Graças ao exclusivo sistema ‘Plug and Play BR3‘, cada parte se encaixa perfeitamente e elas resultam nas mesmas características das construções tradicionais, porém com qualidade estrutural e acabamentos superiores. Já sai daqui cerâmica, elétrica, água, tudo pronto de fábrica, pintado. É só montar”, explica Ricardo Mateus, fundador da Brasil ao Cubo.
Com uma área total de 842 m², a unidade apresenta 10 quartos coletivos e dois individuais, posto de enfermagem, farmácia, copa, sala de serviços, DML, além de uma rampa e passarela que permitem a interligação com o hospital já existente. O projeto, dividido em dois andares, também possibilita a ampliação e construção de um terceiro andar futuramente.
A obra teve a participação de pouco mais de 90 trabalhadores e foi realizada a partir da parceria da Brasil ao Cubo com os grupos Gerdau, Ipiranga, Zaffari e o Hospital Moinhos de Vento, que doaram ao todo mais de R$ 10 milhões para o projeto. Com essa ampliação, o hospital Independência ficará com 160 leitos para atendimento de saúde.