Casa Created with Sketch.

A casa caiu: cúpulas pensadas por Kanye West para sem-teto foram demolidas

Após conflitos com vizinhos e imposições do Departamento de Obras do Condado de Los Angeles, o rapper teve de pôr abaixo as construções já iniciadas

 (Divulgação/Casa.com.br)

A gente sabe que o rapper norte-americano Kanye West não passa muito tempo longe das notícias e das polêmicas. O cantor, que pretendia construir casas para pessoas sem-teto (como você leu aqui), teve seu sonho destruído – ou melhor, demolido.

As Yeezy Home, como foram chamadas, eram inspiradas pelas casas do deserto de Tatooine e, principalmente, pelas moradas de Anakin e Luke Skywalker em Star Wars.

Kanye queria que elas fossem pré-fabricadas, de modo a baratear seus custos, e que pudessem ser enterradas no solo, com uma clarabóia no topo.

 (Divulgação/Casa.com.br)

Em uma matéria do mês passado, contamos que o rapper até chegou a iniciar a construção na propriedade de 121.4 hectares, que divide com a esposa Kim Kardashian em Calabasas Hills, na Califórnia.

As imagens, publicadas pelo site de notícias de tablóides TMZ e pelo Metro, mostravam uma série de estruturas incompletas e de diferentes tamanhos sendo construídas. 

Kanye, no entanto, se envolveu em mais uma polêmica – desta vez com seus vizinhos, que reclamaram ao Departamento de Obras do Condado de Los Angeles sobre os barulhos da construção até tarde da noite, interferindo na rotina dos moradores.

 (Divulgação/Casa.com.br)

Além disso, as estruturas – que deveriam ser temporárias – foram erguidas sobre uma base de concreto, o que sugeriu o contrário. Frente a estes impasses, o órgão governamental convidou o músico a solicitar uma licença para permitir a construção legal dos protótipos. Caso contrário, ele deveria derrubar as cúpulas dentro de 45 dias.

As quatro Yeezy Homes, altas e arredondadas, apresentavam estruturas de madeira com furos no topo para obter luz natural.

As quatro Yeezy Homes, altas e arredondadas, apresentavam estruturas de madeira com furos no topo para obter luz natural. (Divulgação/Casa.com.br)

Depois de não cumprir os códigos de construção estabelecidos, três dos quatro protótipos foram totalmente demolidos na semana passada, como informou a TMZ.

 (Reprodução/dezeen)

A previsão para abater o projeto era, inicialmente, para este domingo (15 de setembro), mas, aparentemente, um trio de casas foi derrubado antes do prazo. A cúpula restante também será demolida de forma precoce.

Os protótipos faziam parte da grande visão do artista de construir uma comunidade igualitária de casas sustentáveis, de sua paixão pela arquitetura e da crença de que “o mundo pode ser salvo através do design”.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s