As 10 bibliotecas chinesas mais incríveis
Bibliotecas chinesas que inovaram na disposição de seus títulos, entram para a história.
De lojas que exibem livros em colunas de troncos de árvores a lojas que refletem livros em todas as paredes, reunimos as 10 bibliotecas chinesas mais incríveis (e com expositores não tradicionais).
1. Livraria Chongqing Zhongshuge, Chongqing, por X + Living
Tetos espelhados e escadas em zigue-zague criam o interior desorientador desta livraria no sudoeste da China, projetada pelo estúdio X + Living, de Xangai. Os livros que se alinham nas muitas paredes são ampliados por painéis espelhados no teto, dando a ilusão de que existem milhares de livros dentro da loja.
2. Livraria Cifi Xintiandi, Xangai, por Wutopia
Alumínio perfurado e pedra de quartzo foram usados nas estantes desta livraria em Xangai, que lembra um labirinto, pelo estúdio de arquitetura local Wutopia Lab. A livraria de 452 metros quadrados é composta por espaços interligados em forma de caverna para relaxar e admirar as muitas plantas espalhadas pela loja.
3. Harbook, Hangzhou de Alberto Caiola
Os livros são exibidos em arcos de aço e gigantescas estantes geométricas dentro desta loja de livros e conceito em Hangzhou, China, projetada por Alberto Caiola. Caiola projetou as formas geométricas e as superfícies prateadas para atrair jovens clientes urbanos para a livraria Harbook.
4. Yangzhou Zhongshuge, Zhen Yuan, por XL Muse
Estantes de livros arqueadas do chão ao teto e um piso espelhado preto criam um túnel de livros dentro desta loja. O estúdio XL-Muse de Xangai olhou para as águas na área circundante de Zhen Yuan para projetar a loja com o piso espelhado emulando a qualidade reflexiva da água.
Veja também
- 10 bibliotecas em casa que formam os melhores cantinhos de leitura
- Biblioteca virtual no Minecraft possui livros e documentos censurados
5. Livraria Mumokuteki Concept, Bejing, de LUO Studio
O escritório de arquitetura chinês LUO Studio inseriu paredes rotativas translúcidas que giram dentro do interior desta livraria em Pequim. Localizada no porão de um shopping center na capital chinesa, a Livraria Mumokuteki Concept vende livros, objetos de design, flores, comida e café.
As paredes giratórias, que são compostas por uma estrutura de aço e acrílico fosco, funcionam como divisórias ou divisórias, permitindo aos lojistas adaptar o espaço como bem entenderem.
6. Livraria The Glade
Os livros estão escondidos atrás de painéis de vidro translúcido na Livraria The Glade em Chongqing, que foi projetada pelo estúdio de arquitetura HAS Design and Research. Aninhada entre uma variedade de prédios altos próximos, a livraria e o restaurante usam cores e materiais calmantes para contrastar com a agitação da cidade lá fora.
7. Sinan Books: Shanghai Sanctum, Shanghai, por Wutopia Lab
O estúdio de arquitetura chinês Wutopia Lab projetou o Sinan Books: Shanghai Sanctum para se assemelhar a um mapa do corpo e da mente humanos. A parte metafórica “subconsciente” do corpo está localizada no primeiro andar do edifício, enquanto o nível de entrada representa o coração do edifício, o terceiro andar simboliza os olhos e ouvidos e o último andar, o cérebro.
8. Livraria Paddy Field, Xiadi Village, por Trace Architecture Office
O Escritório de Arquitetura da Trace transformou uma casa abandonada em uma loja para os livreiros independentes Librairie Avant.
A livraria está quase totalmente escondida do exterior, uma vez que está aninhada nas antigas empenas de taipa do edifício na zona rural remota. Um espaço de café projetando-se do edifício é a única pista para a transformação total do edifício.
9. Livraria de Língua Estrangeira Hubei, Wuhan, por Wutopia Lab
Uma terceira livraria do estúdio de arquitetura Wutopia Lab está localizada em Wuhan, China. O estúdio renovou a Livraria de Língua Estrangeira de Hubei, inserindo uma luz de vidro semelhante a um fragmento que atravessa seis andares. As placas triangulares de alumínio que formam a fachada externa são projetadas para imitar a iluminação interna exclusiva.
10. Zhongshuge-Hangzhou, Hangzhou, por XL-Muse
Uma sala oval nesta livraria em Hangzhou, do estúdio XL-Muse de Xangai, tem prateleiras escalonadas para livros, enquanto colunas em forma de tronco de árvore são usadas para exibir os livros em toda a loja. Os espelhos dão a impressão de que os cômodos são maiores do que realmente são.
*Via Dezeen