Continua após publicidade

Piso vinílico: confira as aplicações e vantagens neste apê de 125m²

A arquiteta Cristiane Schiavoni explica as vantagens, aplicações e cuidados ao se utilizar o piso vinílico

Por Redação
Atualizado em 24 jan 2023, 10h27 - Publicado em 22 jan 2023, 19h00
Piso vinílico; Sala de estar; sofá de couro; poltrona cinza; tapete vaca; sala de tv
Harmonia no living: o efeito amadeirado do piso vinílico se completa com o mobiliário – o sofá em couro caramelo e o rack ripado, em ‘L’. (Fábio Severo/Casa.com.br)

A arquiteta Cristiane Schiavoni recebeu o desafio de realizar a reforma completa deste apartamento de 125m² em Balneário Camboriú, litoral norte de Santa Catarina, lar de um casal de amigos de longa data.

Piso vinílico; sala de estar; escultura de parede; sofá de couro marrom; mesa lateral
(Fábio Severo/Casa.com.br)

Dentre os materiais utilizados no projeto – marcado por um décor leve e atemporal – o piso vinílico foi a solução trazida pela profissional para quase todos os ambientes, exceto os banheiros. Confira abaixo informações sobre esse revestimento!

O que é o piso vinílico

Piso vinílico; cozinha; cozinha americana; marcenaria azul; armário azul; cozinha integrada
Quebrando um paradigma, a arquiteta Cristiane Schiavoni investiu no piso vinílico também na cozinha. O material oferece toda segurança para uma limpeza prática e devidamente eficiente – mesmo sem a tradicional lavagem com água e produtos mais fortes. (Fábio Severo/Casa.com.br)

Composto de PVC, minerais e ativos, o piso vinílico é um revestimento extremamente leve, geralmente aplicado sobre outro e que possui uma infinidade de cores e estampas, desde as mais vibrantes até as mais discretas, que imitam tons de madeira.

Em que ambientes posso aplicar o piso vinílico

Piso vinílico; cozinha; cozinha americana; marcenaria azul; armário azul;
(Fábio Severo/Casa.com.br)

Como mencionado anteriormente, o piso vinílico pode ser utilizado em quase todos os ambientes, com exceção dos expostos à água em demasia, como banheiros e áreas externas.

Piso vinílico; sala de jantar; mesa redonda; cadeira de madeira
(Fábio Severo/Casa.com.br)

“O revestimento combina perfeitamente com dormitórios, salas e escritórios e pode ser aplicado também em paredes, garantindo um efeito de continuidade. No caso específico do lavabo, a instalação pode ser realizada desde que o ambiente não seja lavado. Dessa forma, sem o contato com uma grande quantidade de água diariamente ou semanalmente, o revestimento não corre o risco de descolar ou mofar por baixo”, explica Cristiane Schiavoni.

Piso vinílico; sala de tv; rack de madeira
(Fábio Severo/Casa.com.br)

A limpeza do piso, segundo a especialista, deve ser feita com vassoura de pelo, ou de cerdas macias, com pano umedecido com água. Já pequenas manchas podem ser limpas com álcool ou detergente neutro.

Continua após a publicidade

Vantagens do piso vinílico

Piso vinílico; quarto; cama de casal; penteadeira; quarto com tv
(Fábio Severo/Casa.com.br)

Os motivos da escolha do vinílico como revestimento predominante foram inúmeros – e todos muito vantajosos: além da aparência amadeirada, que conversou com a estética do projeto, o piso definido é versátil, de fácil aplicação, alta durabilidade, baixa manutenção e limpeza simplificada e perfeito para prover o conforto termoacústico.

Piso vinílico; quarto; armário; quarto; closet
(Fábio Severo/Casa.com.br)

No caso de um imóvel situado em Camboriú, a escolha foi duplamente acertada, pois promove conforto térmico, principalmente nas épocas de baixas temperaturas, oferece um toque aprazível ao caminhar e facilita a limpeza por conta da areia.

Continua após a publicidade

“Embora os condomínios sempre tenham um chuveirão, é impossível não trazer um resquício de areia depois de aproveitar a praia, não é mesmo?”, relata a arquiteta.

Piso vinílico; home office; bancada de estudos;
(Fábio Severo/Casa.com.br)

Junto a esses atributos, o piso vinílico é resistente a grandes impactos, antialérgico, antiderrapante e possui um ótimo custo-benefício. “Também é ideal para ambientes nos quais móveis são arrastados com frequência, como uma sala de jantar”, adiciona Cristiane.

A limpeza do piso, segundo a especialista, deve ser feita com vassoura de pelo, ou de cerdas macias, com pano umedecido com água. Já pequenas manchas podem ser limpas com álcool ou detergente neutro.

Continua após a publicidade

Cuidados na instalação de piso vinílico

O piso vinílico tem a facilidade de poder ser aplicado sobre o piso antigo e permitir a utilização do ambiente logo após a aplicação. Porém, a arquiteta Cristiane Schiavoni alerta que é preciso ter alguns cuidados neste procedimento.

Embora super prático, o piso vinílico não pode ser aplicado em cima de qualquer substrato e demanda que a superfície esteja nivelada – caso contrário, resultará em um efeito marcado. É possível colocá-lo por cima de um contrapiso de cimento, lajes de concreto, cerâmica e porcelanato.

“Entre as ressalvas, não devemos considerar o seu emprego em cima de laminados, madeira, carpete e outras forrações. Nestes casos, é preciso fazer toda a remoção”, finaliza.

 

Publicidade