Pátio privado organiza casa na Austrália
Flexibilidade, transparência e funcionalidade definem a residência repleta de conexões paisagísticas banhadas pela luz natural
Construída para ser a residência de uma família moderna australiana, a Casa Bulimba Park, de 300 m², foi concebida em torno de um pátio central privativo, que abriga uma grande tamareira.
O espaço organiza a área de estar com fluxo livre no térreo e é onipresente em todo o percurso espacial da casa.
Além disso, o pátio confere à residência flexibilidade espacial para adaptações que possam vir a ser necessárias no futuro. A luz natural é abundante, assim como a ventilação natural, o que tornam a casa mais saudável e energeticamente eficiente.
O projeto, do escritório DAHA Architecture, dilui as fronteiras entre os espaços internos e a área externa. Para isso, ele criou conexões paisagísticas em múltiplas orientações. A intenção é conseguir apreciar a natureza ao redor em todas as estações do ano e em diferentes horários do dia.
Do mesmo modo, a casa ainda captura vistas do parque adjacente, que valorizam a sensação de espaço.
O piso superior abriga os quartos, que receberam uma tela para dar mais privacidade e sombreamento. Por fim, a paleta de cores claras e os acabamentos em madeira proporcionam ambientes leves e muito acolhedores.
Segundo a equipe de arquitetos, a casa “é um belo espaço para habitar em todas as etapas da vida familiar”.