Pastilhas: tudo que você precisa saber para decorar a casa

A Cerâmica Atlas, especialista no tema, dá as dicas. Confira!

Por Giuliana Capello Atualizado em 4 Maio 2022, 18h10 - Publicado em 6 Maio 2022, 19h00

Foto mostra piscina revestida com pastilhas cerâmicas em primeiro plano, com pergolado ligando dois volumes construídos, em acabamento cinza.

As pastilhas estão no cotidiano dos brasileiros há décadas. Em fachadas de prédios ou na decoração interna, elas trazem memórias afetivas que as mantêm em alta em muitos imóveis até hoje. Por que isso acontece?

É que a indústria tira proveito da tecnologia para se reinventar ano após ano e, assim, seguir acompanhando as tendências do setor. A seguir, confira dicas e outras informações reunidas pela Cerâmica Atlas:

Evolução

Pastilhas verdes; vaso com flores
Luis Gomes/Minha Casa

No início, as pastilhas eram muito utilizadas em detalhes e mosaicos. Com o passar do tempo, elas ganharam força e avançaram para diversos ambientes do lar.

Atualmente, é muito comum ver projetos de banheiros, cozinhas, áreas gourmets e piscinas, sem contar inúmeras fachadas de edifícios comerciais e residenciais e arenas esportivas. Até mesmo as áreas sociais estão recebendo a presença de pastilhas, a partir da customização de paredes e até móveis.

Foto mostra parede de lavabo revestida com pastilhas que receberam detalhe customizado, em que desenhos com outras cores formam um hexágono.
Carlos Piratininga/Divulgação

Tipos de pastilhas

No mercado existem as pastilhas de porcelana, cerâmica e vidro. As principais diferenças entre elas estão relacionadas à composição de matéria-prima e ao processo produtivo.

A pastilha de porcelana costuma ser mais vantajosa, em razão da pouca absorção de água (menor que 0,5%), além da indicação de uso para fachadas, pisos, churrasqueiras, saunas e piscinas. Há também uma gama enorme de cores e tipos de acabamento disponíveis.

Onde utilizar?

Foto mostra canto de leitura com uma poltrona rosê, um banquinho com uma vitrola aberta e, no fundo, pastilhas em tor verde claro revestindo a parede que recebeu um quadro com uma foto de pôr do sol.
Luis Gomes/Divulgação

As pastilhas de porcelana podem ser usadas em praticamente todos os ambientes, entre eles: saunas, piscinas, churrasqueiras, fachadas, paredes, pisos internos e externos.

Continua após a publicidade

Porém, como cada modelo tem a sua particularidade técnica, é imprescindível observar a indicação de uso e o desempenho de cada um deles para escolher o local correto de aplicação. Para atender às mais diversas necessidades, as pastilhas estão disponíveis nos mais variados formatos.

Argamassas e rejuntes

Pastilhas de porcelana apresentam baixo índice de porosidade em sua composição. Por isso, é necessária a utilização de argamassas com aditivos químicos específicos na sua formulação, para garantir o melhor resultado do ponto de vista técnico.

Desta forma, a recomendação da Atlas é usar argamassas tipo classe AC III específica para o tipo de ambiente a ser aplicado. Na condição técnica do rejunte, a indicação é por rejuntes “flexíveis” específicos para o tipo de espaço revestido.

Cantoneiras

Foto mostra uma escada de alvenaria dentro da piscina, revestida com pastilhas que têm cantos arredondados para evitar quinas vivas.
Edgard Cesar/Divulgação

Em piscinas, além de pensar na estética é preciso considerar a segurança, item que integra a NBR 10339/2018. Um dos aspectos importantes a serem previstos no projeto é a eliminação das “quinas vivas”. E a indústria já oferece cantoneiras e cantos que corrigem o problema, com peças arredondadas que ainda conferem proteção aos usuários.

Escolha certa

É importante escolher a pastilha sempre considerando a indicação de uso do produto. O ideal é ter a ajuda de um arquiteto ou designer de interiores nessa etapa, até para calcular a quantidade necessária de cada revestimento a ser aplicado, sem faltas ou desperdícios.

Aplicação

Banheiro com pastillhas azuis

Por se tratar de um produto de alta qualidade e rico em detalhes, a recomendação é sempre contratar profissionais que tenham experiência na aplicação de pastilhas, especialmente nos casos em que são criados desenhos específicos ou customizações.

Principais cuidados

Para a limpeza e manutenção de suas peças, a recomendação é a utilização de detergente neutro. Assim, nunca utilize produtos que contenham ácido fluorídrico em sua composição (em qualquer concentração), pois a substância tem ação corrosiva e pode prejudicar o revestimento cerâmico e também o rejunte.

Da mesma forma, durante a limpeza, não use palha de aço para evitar danos à superfície do produto.

Continua após a publicidade

Publicidade