Vidro inteligente muda de opaco para transparente em segundos

O smartglass é uma boa opção para casas com grandes janelas ou para conseguir privacidade em ambientes integrados como quarto e banheiro

Por Jennifer Detlinger Atualizado em 1 ago 2017, 14h55 - Publicado em 31 jul 2017, 20h02

Você continuaria a usar cortinas ou persianas se pudesse apenas apertar um botão para deixar os vidros da sua casa opacos? A empresa colombiana Vidplex desenvolveu uma técnica que torna isso possível. Trata-se do smart glass, um vidro inteligente que muda suas propriedades e a aparência ao ficar transparente ou opaco em segundos usando pouca energia.

Os vidros eletrocrômicos funcionam ao mudar a polarização elétrica entre alguns componentes, como o PDCL, que consiste em uma película finíssima de cristal líquido instalada entre duas camadas plásticas transparentes e condutoras, que mudam de um tom transparente para o opaco. Se estiver desligado, o vidro fica opaco e pode até ser usado como tela de projeção de imagens. Quando energizados com uma voltagem entre 24 e 100 volts, os cristais são ordenados e entregam uma transparência entre 55% e 85%.

Além de garantir a privacidade, o vidro inteligente reduz a passagem de ruídos e protege o ambiente contra danos causados pelos raios ultravioleta. É uma boa opção para casas com grandes janelas ou para conseguir privacidade em ambientes integrados como banheiro e quarto.

Continua após a publicidade

Publicidade