Spa em casa: 7 dicas para montar o seu momento relax

Prepare os ambientes para fazer um ritual especial de autocuidado no conforto do lar

Por Larissa Faria 9 out 2020, 15h34
Velas, flores, livros e uma caneca de chá sobre um apoio de madeira em uma banheira de banho
Unsplash/Maddi Bazzocco/Casa.com.br

Ter um momento para cuidar do corpo e da mente é essencial, especialmente depois de um dia ou semana cheios de compromissos. Uma das maneiras de se desconectar da tensão física e mental e conseguir relaxar são os tratamentos em spas. Em meio à pandemia, o acesso a estes espaços pode ser limitado, e, por isso, reunimos aqui 7 dicas para você montar o seu próprio spa. Que tal se presentear com momentos de autocuidado aproveitando produtos e objetos que você já tem em casa? Confira:

1. Prepare o ambiente

Fuja de distrações que podem te deixar tensa, como o celular. Se possível, deixe o ambiente com luzes baixas (ou velas) e lâmpadas de cores relaxantes, como azul ou verde. Aproveite para colocar também uma playlist de yoga ou meditação.

2. Enxoval do spa

Separe um roupão ou uma roupa macia que não te aperte. Pode ser aquela que você mais se sente confortável para dormir, afinal, você está em casa e a regra aqui é o seu bem-estar! Em dias frios, você pode aquecer as peças na secadora de roupas ou com o secador de cabelo antes de vesti-las. Se pretende fazer um alongamento, é bacana ter também um tapete de yoga ou toalha para colocar no chão.

3. Dica relaxante

Mulher passando óleo essencial no braço
Unsplash/Chelsea Shapouri/Casa.com.br

Você pode umedecer toalhas de rosto com água morna, como a do chuveiro — acrescentar óleo essencial é opcional, mas torna a experiência ainda melhor. Coloque estas toalhas aquecidas em volta do pescoço e ombro (como uma almofada de viagem), por exemplo.

4. Aromas agradáveis

Buquê de lavanda e pedras na cor roxa sobre uma tábua de madeira
Unsplash/Davies Designs Studio/Casa.com.br

Se você tem um difusor, ótimo: escolha o seu óleo essencial favorito para dar um cheirinho gostoso ao ambiente. O de lavanda, por exemplo, tem propriedades relaxantes. Outras opções também são velas aromáticas e incensos – sempre com o cuidado de deixá-los longe de cortinas, roupões e toalhas. Por fim, você pode ainda colocar no boxe ou chuveiro um maço de eucalipto ou hortelã para espalhar o cheiro da planta pelo banheiro. Se tiver banheira em casa, abuse dos sais e bombas de banho.

Continua após a publicidade

5. Alimentando o corpo e a mente

Pote com frutas picadas. Ao lado, há um copo de suco e duas fatias de pão integral.
Unsplash/Jannis Brandt/Casa.com.br

Todo este processo pode te deixar com fome, mas o ideal é que neste tempo você consuma bebidas e comidas leves. Deixe à sua disposição frutinhas picadas, sanduíches naturais, chás de frutas ou sucos. A vantagem dos chás é que eles podem ser servidos frios ou quentes, dependendo do seu gosto. Camomila e melissa são indicados para quem quer ficar calma. Fuja do chá mate e do café, pois eles podem te deixar elétrica e ansiosa.

6. Cuidados com o corpo

É hora de esfoliar e hidratar! Faça um escalda-pés colocando água morna e algumas gotas de óleo essencial em uma bacia. Deixe os pés imersos, e, enquanto isso, use a sua melhor máscara capilar no cabelo. Esfoliantes para corpo e rosto e máscaras faciais podem te ajudar a eliminar células mortas.

7. Fim do ritual

Mulher fazendo yoga em casa
Unsplash/Avrielle Suleiman/Casa.com.br

Você pode finalizar esse momento de dedicação a você com uma meditação. Há diversos vídeos e aplicativos que ensinam práticas de foco e clareza mental. Aproveite também para compartilhar estas dicas com as suas amigas!

 

Continua após a publicidade

Publicidade