Quartos de criança e brinquedotecas: 20 ideias inspiradoras
Paleta de cores, marcenaria e detalhes chamam a atenção nestes espaços pensados especialmente para o conforto e a diversão da garotada
Seja qual for o cômodo, quarto, espaço kids ou brinquedoteca, há uma certeza: o ambiente voltado para as crianças precisa trazer um projeto lúdico e seguro para estimular a imaginação e garantir que os pequenos estejam protegidos. Para isso, é recomendável optar por mobiliários embutidos na parede para que as crianças não corram riscos de se machucar e evitar peças com quinas pontudas. Dê preferência a um design mais orgânico e sinuoso, com móveis que agregam na boa circulação do ambiente, ampliando a planta do local. Outro fator essencial é a inserção de redes e barreiras de proteção. Vejam algumas inspirações a seguir.
Ex-home office
Assinado pela arquiteta Carol Claro, da Paleta Arquitetura, o quarto lúdico era o antigo home office da família, que já contava com uma estrutura de marcenaria, que foi aproveitada para o projeto. A estética aliou a funcionalidade do ambiente.
Casinha de boneca
Elaborado por Marília Veiga, a marcenaria customizada deste quarto se faz presente para criar um ambiente lúdico e delicado, com estilo “casinha de boneca”, que visa o desejo pessoal da criança, nos tons de rosa e detalhes amadeirados, trazendo um ar romântico.
Casa na árvore
Trazendo um mundo do faz de conta para o quarto das meninas, a LL Arquitetura e Interiores projetou um espaço com uma atmosfera que parece ter saído de livros infantis para as irmãs de 3 e 7 anos. O diferencial é o design da cama beliche: a arquiteta aproveitou a parede lateral de 5 m de comprimento para criar uma grande casa alusiva à casa na árvore. As duas camas ficam no primeiro nível da “beliche”. Acima das camas, um espaço para brincar de casinha ou cabaninha e que também pode receber amigas para dormir.
Safári
Com o tema safári escolhido pelo próprio morador de 5 aninhos, a designer Norah Carneiro imprimiu a temática nos itens decorativos, como as pelúcias, em uma decoração clean em tons de verde e madeira clara. O papel de parede listrado verde é uma conexão com a selva, já a cama traz um futon bonito e funcional.
Lego
Esta suíte infantil apresenta uma marcenaria desenhada com inspiração nas peças de Lego, um dos brinquedos preferidos dos donos do quarto. A parede principal do quarto foi revestida com papel de parede personalizado com super-heróis. Projeto de Due Arquitetos.
Em tons neutros
A arquiteta Renata Dutra, da Milkshake.co, pensou em uma brinquedoteca neutra e sem gênero, para abrigar as filhas de diferentes idades (uma de dois anos e oito meses e outra de dois meses) e que irão receber a família e amigos no espaço. A profissional aproveitou muitos dos móveis e brinquedos que já tinha e adaptou ao máximo o espaço existente, especialmente a marcenaria.
Dois andares
Assinada por Natália Castello, do Studio Farfalla, a brinquedoteca dos gêmeos Maria e Rafael ganhou um mezanino com um escorregador para garantir a diversão dos pequenos. As cores rosa e azul foram as escolhidas para a paleta do projeto e estão presentes em tons vibrantes.
Cores suaves
No quarto das crianças, a designer Paola Ribeiro criou um espaço super aconchegante e lúdico com cores suaves e complementares, além de uma varanda que também é utilizada como brinquedoteca.
Temática animal
A cama em formato de casa feita de madeira freijó ganha a companhia de animais: seja em bichinhos de pelúcia, no desenho da parede ou até na régua para medir a altura. O projeto é de Rafael Ramos Arquitetura.
Beliche
A marcenaria planejada une as duas camas do beliche, a mesa de estudos e ainda cria espaços de armazenamento neste projeto assinado por A+G Arquitetura.
Paredes estampadas
Paredes decoradas deixam os quartos dos pequenos mais alegres e combinam perfeitamente com as marcenarias multifuncionais projetadas pelo escritório Cassim Calazans. Duas camas oferecem espaço para os amiguinhos e a bancada podem ser usada como local para estudo.
Ambiente colorido
A arquiteta Renata Dutra, da Milkshake.co é a responsável pela brinquedoteca divertida, com a marcenaria como aliada e um paleta de tons de azul, rosa, verde e branco.
Brinquedoteca para dois!
Como os filhos fizeram questão de dividir o quarto, Cecília Teixeira, sócia da arquiteta Bitty Talbolt no escritório Brise Arquitetura, fez uma suíte e transformou o outro quarto em brinquedoteca. Como são gêmeos, tudo é duplicado.
Tudo rosa
A cor rosa foi o mote deste quarto desenhado pela arquiteta Erica Salguero. Com linhas simples, o ambiente revela uma delicada casinha de madeira, com direito à janelas, chaminé e nuvens, na parede perto da cama.
Cores
A marcenaria colorida marca o projeto assinado pelo Studio Leandro Neves. Piso e paredes possuem texturas e cores diferentes.
Sob medida
Neste quarto infantil, assinado pela arquiteta Beatriz Quinelato, cada centímetro foi bem pensado. De um lado, a cama com um colchão embaixo para quando alguma amiguinha visitar a moradora. E, do outro, a escrivaninha em L com gaveteiros. A parede, ainda, recebeu prateleiras e um mural de fotos.
Espaço kids
Na premissa de criar um ambiente divertido, lúdico e organizado, a designer de interiores Norah Carneiro desenvolveu um espaço kids com caixas organizadoras, gavetas coloridas na escada e, para garantir a diversão, foi atribuído em meio a marcenaria personalizada um escorregador. Na parte alta da estrutura, a profissional inseriu papel de parede com céu azul e um recorte em relevo de castelos, além de outros nichos para organizar os brinquedos.
Brinquedoteca na varanda
A área gourmet esconde a brinquedoteca nesse projeto da Keeping Arquitetura e Engenharia. Uma ampla porta de espelho camufla o divertido espaço, com direito a cozinha de madeira, espaço de atividades, e uma televisão.
Em dose dupla
Neste apartamento, com projeto das arquitetas Ana Cecília Toscano e Flávia Lauzana, do escritório ACF Arquitetura, os pais faziam questão que os irmãos dividissem o quarto e não queriam beliche nem bicama, por isso, cada canto precisou ser bem calculado. Além disso, o ambiente precisava de um local para estudo, espaço para armazenar os brinquedos e uma cama extra.
Neste apartamento, com projeto das arquitetas Ana Cecília Toscano e Flávia Lauzana, do escritório ACF Arquitetura, os pais faziam questão que os irmãos dividissem o quarto e não queriam beliche nem bicama, por isso, cada canto precisou ser bem calculado. Além disso, o ambiente precisava de um local para estudo, espaço para armazenar os brinquedos e uma cama extra.
Super-heróis
Assinado por Erica Salguero, este quarto infantil teve o universo dos super-heróis como inspiração. Desde as cores contrastantes ao mobiliário, tudo foi pensado neles. Na parede da cabeceira, quadrinhos com ilustrações do Batman, Superman, Hulk e outros personagens decoram o espaço.