Minha Casa Renovada: sala de estar mais moderna por menos de R$ 5 mil

Em uma pequena reforma que levou 15 dias, o projeto da Movimento Arquitetura transformou a sala mal distribuída deste sobrado no Rio em um ambiente mais iluminado e acolhedor. Você também gostaria de ter a sua casa transformada? Então, inscreva-se e participe do concurso MINHA CASA RENOVADA.

Por Texto e Reportagem Visual Simone Raitzik Fotos Andrea Marques Atualizado em 14 dez 2016, 12h22 - Publicado em 20 jul 2010, 17h27
Na sala, a marcenaria aproveitou o nicho embaixo da escada. De um lado, está...

Sem quebra-quebra, a sala de TV deste sobrado na zona oeste do Rio de Janeiro ficou mais clara e moderna. Para isso, bastaram criatividade e bom planejamento. Fã de decoração, a dentista Sabrina Alves logo se interessou pela promoção MINHA CASA Renovada. Escondido da mãe, a funcionária pública Samira Espinha, mas com o aval do pai e do irmão, ela tirou fotos da sala e resolveu arriscar uma inscrição no concurso. E não é que a surpresa deu certo? “O ambiente tinha potencial, mas a distribuição dos móveis não ajudava. Testamos pintar as paredes de pêssego, de amarelo, e nada dava certo. Faltava mesmo um olhar profissional”, diz a moça. No primeiro encontro com os arquitetos Duke Capellão, Rodrigo Kalache e Diego Uribbe, da Movimento Arquitetura, ela especificou as prioridades: minimizar o piso escuro de granito e tornar os 19 m² da sala mais claros. Em 20 dias, o trio desenhou nova marcenaria, refez a pintura e trocou cortina, iluminação e móveis. “Eles acertaram em cheio! Agora a sala virou o ponto de encontro da família”, comemora Sabrina. Toda a transformação saiu por R$ 4931,22.

Integram o ambiente de 19 m² escada (1) e duas portas – a... Sabrina Alves e a mãe, Samira Espinha, donas da nova sala de estar. Na escada, o tom de violeta se destaca e dá personalidade à sala.

Ideias para uma decoração bacana e acessível

Móveis de linhas retas dificilmente se tornam datados. Para conferir personalidade à base neutra, peças inusitadas podem dar um toque divertido. É o caso da mesa lateral turquesa: encontrada em um depósito, ela custou uma pechincha. Já as almofadas, feitas de retalhos, trazem cor ao espaço. A cortina apenas filtra a luz, mas esconde a grade da janela e a vista do vizinho. Clique sobre a foto para saber quanto custou cada peça.

Continua após a publicidade

Saiba quanto custou cada peça*:
Módulos do rack New,

Um papo com os arquitetos e o registro da reforma

No vídeo abaixo, a repórter Simone Raitzik vai até a casa da Sabrina com os arquitetos do Movimento Arquitetura e eles explicam detalhes das alterações que fizeram tanta diferença (com tão pouco dinheiro) nessa sala.

Ajuda para comprar os móveis – conheça o Programa João-de-barro

Linha de crédito voltada especialmente para a aquisição de mobiliário, o CDC Móveis Planejados do Bradesco é oferecido para correntistas, sejam eles pessoas físicas ou jurídicas. Para se candidatar a um financiamento de até 70% do valor total da compra, o cliente precisa procurar uma agência do banco e ter seu orçamento analisado. Se aprovado, a compra é liberada e ressarcida na conta com a apresentação da nota fiscal. O prazo de pagamento se estende até 48 meses e os juros podem variar de 2,88% a 3,18%, sem contar o IOF (Imposto sobre Operação Financeira) acrescido nas parcelas. Os que buscam fundos para reformas, como troca de piso e revestimentos, têm à disposição o Programa João-de-Barro, também do Bradesco. A aquisição do material de construção deve ser feita em uma das lojas conveniadas nos 18 estados que participam da iniciativa.

Continua após a publicidade

Publicidade