Jardim sustentável: saiba como montar o seu em casa

Esse tipo de jardim preza pelas plantas adequadas para o ecossistema local e busca a economia de recursos naturais

Por Marcela De Mingo 4 Maio 2018, 11h01

É possível você ter uma casa sustentável, um carro eco-friendly e até construir um ambiente inteiro usando só materiais reciclados. Mas você sabia que também pode criar o seu próprio jardim sustentável? A ideia, como diz o nome, é cultivar plantas usando espécies nativas e recursos que não afetem o meio ambiente.

Ao contrário dos jardins comuns, que normalmente são 100% estéticos, um jardim sustentável cria uma conexão com a natureza, com o intuito de conservá-la, por isso existe um cuidado maior com os materiais que são usados para o seu desenvolvimento e manutenção.

Mas, como funciona?

O solo é utilizado de uma forma racional, ou seja, toda a estrutura que vai receber as plantas é pensada para diminuir impacto no meio ambiente – e você pode imaginar que os fertilizantes químicos estão fora de cogitação nessa opção, certo? Além disso, leva-se em consideração a identidade da flora local, isto é, quais plantas melhor se adaptam ao clima e ao ambiente em questão, e a capacidade dessas plantas de reter a água da chuva (o que evita o uso em excesso de água encanada).

Por conta de toda essa análise, esses jardins sustentáveis exigem menos cuidados – usar materiais que sejam orgânicos, reciclados ou reutilizados garantem um manejo simples e sem complicações, e é comum os insetos visitarem essas áreas por causa de todo esse cuidado. Essa visita, aliás, é indispensável para a manutenção natural do próprio jardim.

Você também pode ter o seu jardim sustentável

Nós sabemos que tudo isso parece muito complicado – aliás, parece que eles são reservados apenas para locais grandes, como entrada de prédios comerciais ou casarões antigos, mas você pode fazer na sua casa também – o mais importante é pensar em usar plantas que sejam adequadas para o lugar em que você vive, segundo as dicas da Giuliana Flores, loja virtual de flores e presentes.

Para plantar essas espécies, você pode usar vasos feitos com materiais reciclados, garrafas PET e até pneus. Os materiais para cuidado também pode ser reutilizados: use água da chuva para regar as plantas e pense em um sistema de irrigação eficiente que permita o armazenamento dessa água também. Considere tudo que você pode fazer para economizar recursos e energia.

Divulgação/CASA CLAUDIA
Continua após a publicidade

Publicidade