Instalação de 230 m² mescla arquitetura e arte com som, luz e cores
O projeto São Geraldo 40 anos também marca a volta do escritório BLOCO Arquitetos para a CASACOR Brasília
Após um hiato de 13 anos, o BLOCO Arquitetos, dos sócios Daniel Mangabeira, Henrique Coutinho e Matheus Seco, retorna à CASACOR Brasília e apresenta o espaço São Geraldo 40 anos, projeto que homenageia a história da tradicional loja de materiais da capital federal.
O projeto teve como ponto de partida a ideia de se criar uma experiência imersiva para o visitante através um espaço cujo desenho reflete os três valores fundamentais que nortearam a empresa em suas quatro décadas de história: resiliência, inovação e relacionamento.
“Todos os espaços são ambientes de passagem, portanto, quisemos exacerbar a experiência de percurso do ‘corpo’ através de um caminhar contínuo por diferentes áreas que utilizam som e imagem para explorar nossas impressões sobre os valores da empresa. Portanto, corpo e morada são a base do que apresentamos”, explica Henrique Coutinho, sócio do BLOCO. Corpo & Morada é o tema nacional que norteia todas as edições da CASACOR 2023.
Os materiais utilizados reforçam a identidade de cada um dos ambientes, mas a mensagem a ser transmitida se propõe a ir além disso: o espaço de 230 m² se propõe a misturar entendimentos diversos, contidos em interpretações diferentes de acordo com a experiência individual de cada visitante.
A instalação explora os limites entre arquitetura e arte, entre a representação figurativa e a abstrata, unindo som, luz e materialidade em ambientes representativos para a trajetória da São Geraldo.
O espaço também utiliza os revestimentos Sollus Shell e Sixties da Decortiles, e um tijolo cerâmico da Del Fávero.
Veja mais fotos!