Continua após publicidade

Sala de banho traz beleza e acessibilidade com barras de apoio de design

O SPA Naz Deca, do escritório Traama Arquitetura para a CASACOR Brasília, é um projeto de sala de banho acessível para todas as idades

Por Redação
12 set 2023, 19h00

As arquitetas Amanda Saback e Luiza Veloso, do escritório Traama Arquitetura, criaram um projeto que inspira a busca por um espaço seguro, de calma e de respeito para a CASACOR Brasília. No SPA Naz Deca o acolhimento e o pertencimento convidam ao restabelecimento de conexões.

SPA Naz Deca - ambiente de Traama Arquitetura para a CASACOR Brasília 2023. Duchas com barras de apoio e banheira solta.
(Edgard Cesar/CASACOR)

A fluidez nas formas, a leveza estética e a funcionalidade das novas linhas de metais no acabamento Brown Matte e nas louças brancas Deca, somadas à banheira e acessórios apresentados com exclusividade nesta edição ampliam as possibilidades de cuidados com o corpo e mente.

SPA Naz Deca - ambiente de Traama Arquitetura para a CASACOR Brasília 2023. Duchas com barras de apoio e banheira solta.
(Edgard Cesar/CASACOR)

As barras de apoio – da linha Deca Care – são um ponto importante no projeto. As barras verticais possuem cabides em sua estrutura, e as horizontais funcionam também como porta objetos e prateleiras. Elegantes e versáteis elas unem a acessibilidade e segurança ao design a à beleza.

Continua após a publicidade
SPA Naz Deca - ambiente de Traama Arquitetura para a CASACOR Brasília 2023. Painel de madeira vazado, cadeiras e escalda pés.
(Edgard Cesar/CASACOR)

“Após o convite da Deca para projetar um espaço que fosse acessível a todas as idades e que mudasse a relação das pessoas com as barras de acessibilidade começamos a questionar os sentimentos que faziam as pessoas refutarem o uso”, destaca Luiza Veloso.

SPA Naz Deca - ambiente de Traama Arquitetura para a CASACOR Brasília 2023. Cubas com vasos embaixo, espelhos circulares.
(Edgard Cesar/CASACOR)

“Dessa forma, entendemos que gostaríamos de provocar e instigar o orgulho que cada um sente das marcas dos próprios corpos, de cada fase superada e de cada batalha vencida. Nessa busca por desencadear sentimentos encontramos uma definição na língua URDU, a palavra Naz, que significa orgulho de ser amado, de ser cuidado”, complementa Amanda.

Confira os destaques de cada parte do SPA

  • Na entrada do SPA, torneiras de teto Tube adornam a área de relaxamento e liberam o fluxo que desagua em vasos de cerâmica. O sistema sustentável se retroalimenta para evitar desperdícios.
  • A bancada reúne as cubas Slim de sobrepor redondas e o design contemporâneo das bicas e acionamentos redondos Deca You. Em um espaço mais reservado, o banheiro traz a bacia com caixa acoplada Lk, a papeleira Deca You e a barra de apoio Deca Care vertical com cabide.
  • A área de banho concentra os chuveiros de parede Aquamax. Para maior segurança, traz ainda a barra de apoio Deca Care vertical com cabide.
  • Já a Banheira com apoio Deca Senses, o monocomando de piso para banheira Deca You e a barra de apoio horizontal Deca Care com prateleira e porta objetos ampliam a sensação de relaxamento e praticidade.
  • Na parede do banheiro foi especificada a coleção Sole, da Portinari. O jazz Sunny (1953), de Bob Hebb, foi referência para o design composto por uma base em pedra marrom e cinco bricks com formato fino e alongado, que facilita a aplicação em paredes curvas. Os bricks possuem diferentes níveis de luminosidade, com degradê de cores que faz alusão ao aspecto ensolarado que a música menciona e permite a composição de inúmeras paginações.
  • No piso do espaço, destaque para a coleção Tivoli, inspirada em um calcário extraído da Eslovênia, de cor cinza claro com numerosos fósseis. As peças mostram toda a força da natureza por meio de uma aparência minimalista e de variações cromáticas suaves. Os grânulos finos e veios leves dão vida a uma superfície uniforme com a elegância sóbria da pedra.
Publicidade