Continua após publicidade

Casa de 30 m² une 100 anos de decoração em um único projeto

O objetivo da CASA 73, projeto de Victor Niskier para a CASACOR Rio de Janeiro 2023, é criar um paralelo entre os anos de 1973 e 2073 na decoração

Por Redação
10 set 2023, 19h00

O ano é 2023, mas poderia ser 1973 ou 2073, segundo o olhar do arquiteto Victor Niskier para a “Casa 73”, seu ambiente para a CASACOR Rio de Janeiro 2023. Este ano, em sua quinta participação, o profissional conta com a parceria inédita da Criare.

Casa de 30 m² une 100 anos de decoração em um único projeto. Projeto de Victor Niskier para a CASACOR Rio de Janeiro 2023. Na foto, armário embutido camuflado na marcenaria.
(André Nazareth/Casa.com.br)

O projeto estabelece um paralelo entre passado, presente e futuro, uma visão arquitetônica imaginada há 50 anos, em 1973, e uma alusão ao ano de 2073. O objetivo é desmistificar ideias futuristas preconcebidas e estimular uma reflexão sobre a vida daqui a 50 anos: “O projeto surge de uma interpretação de que vivemos ciclos de tendências, comportamentos e design”, ressalta Victor.

Casa de 30 m² une 100 anos de decoração em um único projeto. Projeto de Victor Niskier para a CASACOR Rio de Janeiro 2023. Na foto, sala, quarto, com marcenaria oculta. Vista para o jardim.
(André Nazareth/Casa.com.br)

Construída do zero, a casa de 30 m² busca transmitir a essência de uma unidade mínima de moradia, combinando elementos de um lar tradicional com soluções inteligentes para ambientes reduzidos.

Continua após a publicidade

O mobiliário oculto se transforma em uma cozinha, um closet, área de home office e um banheiro reservado. Na parte da frente do ambiente, encontra-se uma “salaquarto“, que se adapta conforme a cama é recolhida, enquanto ao fundo, um espelho d’água em tons de azul leva ao quarto principal.

Casa de 30 m² une 100 anos de decoração em um único projeto. Projeto de Victor Niskier para a CASACOR Rio de Janeiro 2023. Na foto, sala com cozinha integrada e vista para o jardim.
(André Nazareth/Casa.com.br)

Potencializando o toque de nostalgia, aliado ao contemporâneo, o ambiente cria uma atmosfera que conduz os visitantes em uma viagem no tempo através de elementos visuais e tecnológicos.

Continua após a publicidade

Um dos destaques dessa narrativa é a presença de uma recepcionista em holograma, que personifica o espaço e proporciona uma interação afetiva com os convidados. Essa conexão emocional tem como objetivo envolver e estimular a participação de todos que adentram o ambiente.

Casa de 30 m² une 100 anos de decoração em um único projeto. Projeto de Victor Niskier para a CASACOR Rio de Janeiro 2023. Na foto, cozinha com frontão de pedra. e marcenaria branca.
(André Nazareth/Casa.com.br)

A paleta de cores é composta pelo azul macaúba, que transita para os tons de bege, ocre, e é complementada pelo novo padrão Clay, lançamento da Criare, e também por um padrão em laca acetinada branca. Essas escolhas refletem a sensação atemporal da casa, reinterpretando padrões utilizados nos anos 1970, com um olhar voltado para o futuro, criando um ambiente acolhedor e personalizado.

Casa de 30 m² une 100 anos de decoração em um único projeto. Projeto de Victor Niskier para a CASACOR Rio de Janeiro 2023. Na foto, armário embutido camuflado na marcenaria.
(André Nazareth/Casa.com.br)
Publicidade