Continua após publicidade

7 ideias para decorar cozinhas estreitas

Veja essas sugestões para aproveitar ao máximo o espaço da cozinha

Por Redação
Atualizado em 6 mar 2024, 15h06 - Publicado em 6 mar 2024, 13h00
Apê 34 m2 lavanderia home office muitas plantas Cadda Arquitetura carolina haddad decoração apartamento pequeno lavanderia cozinha marcenaria pia armario
Projeto de Cadda Arquitetura. (Gabi Haddad/Casa.com.br)

Ter uma cozinha estreita não significa necessariamente que você terá que conviver em um espaço desconfortável, pouco funcional e difícil de cozinhar. Esse estilo de cozinha é a realidade de muitos brasileiros e para contornar essa situação os decoradores e arquitetos utilizam truques para tornar o espaço mais harmonioso e desobstruído.

Cozinha estreita com bancadas dos dois lados.

Por isso, o Habitissimo separou 7 ideias que apresentam ótimos resultados na hora de montar ou reformar uma cozinha estreita.

1. Integrar a cozinha é primordial

Cozinha americana; cozinha integrada com bancada branca e marcenaria clara.
Projeto de Ikeda Arquitetura. (Produção Visual: Alla Conceito/Fotos: Denilson Machado, do MCA Estúdio/Casa.com.br)

Retirar a parede que separa a cozinha da sala é um dos truques mais eficientes na hora de melhorar o espaço de uma cozinha. Com esse recurso ela ganhará amplitude, iluminação e a circulação de ar será facilitada.

Você pode realizar essa reforma retirando toda a parede e substituindo-a por uma bancada, ou retirando meia parede e transformando a estrutura na base de uma bancada.

2. Não comprometa a circulação

Cozinha estreita com marcenaria verde e prateleiras.
Projeto de Flávia Lauzana. (Mariana Orsi | Produção fotográfica: Mayra Navarro/Casa.com.br)

É preciso ter um cuidado especial na hora de equipar uma cozinha estreita. Como o espaço é reduzido, evite móveis e obstáculos que possam comprometer a circulação. O ideal é preencher somente uma das paredes com armários, suavizando assim a sensação de corredor estreito.

Continua após a publicidade

Se a falta de espaço para armazenamento for um problema opte por prateleiras e suportes na parede oposta aos armários.

3. Geladeira na entrada da cozinha

Cozinha com marcenaria cinza escura
Projeto de Natalia Lemos. (Nádia Bach/Casa.com.br)

Sim, é um pequeno detalhe que pode fazer grande diferença. Posicionar a geladeira na entrada da cozinha é uma maneira de facilitar o acesso a esse eletrodoméstico que utilizamos com maior frequência.

4. Delimite a lavanderia

Lavanderia; lavanderia integrada com cozinha; marcenaria branca
Projeto de Diego Raposo Arquitetos. (Juliano Colodeti/Casa.com.br)

Muitas cozinhas deste tipo, além de serem estreitas, contam com uma lavanderia integrada. Isso torna necessário utilizar algum recurso para organizar da melhor maneira possível as duas atividades.

Cozinha; parede de azulejo; lavanderia; porta de correr de vidro
Projeto de Maia Romeiro Arquitetura. (Denilson Machado, do MCA Estúdio/Casa.com.br)

Você pode investir em uma porta de correr e isolar o espaço totalmente, mas se quiser um resultado mais leve e sem interromper a linearidade da cozinha, opte por uma simples e elegante divisória de vidro.

Continua após a publicidade

5. Armários: truques e cores que valorizam

Cozinha; cozinha pequena; armário de madeira;
Projeto de Paloma Sousa. (Karine Britto/Casa.com.br)

A marcenaria nas cozinhas estreitas desenvolve um papel importantíssimo. Quando bem escolhida poderá ajudar muito na missão de ampliar o ambiente. Para isso, dê preferência às tonalidades claras, texturas na horizontal, puxadores simples e discretos (ou até mesmo a ausência deles) e elementos cromados ou espelhados para tornar o ambiente mais amplo e convidativo.

Além disso, vale a pena abusar da marcenaria inteligente, ou seja, com nichos, prateleiras, adegas, mesas dobráveis ou extensíveis, para otimizar o espaço de armazenamento e o uso da cozinha.

6. Utilize uma bancada contínua

Lavanderia; lavanderia pequena; lavanderia azul; máquina de lavar; bancada branca
Projeto de Estúdio Auna e Studio Monfre Arquitetura. (Produção visual: Club Design Decor/ Fotos: Mônica Assan/Casa.com.br)
Cozinha; azulejo; backsplash; cozinha azul; bancada branca; armário de cozinha azul; cozinha integrada; cozinha pequena
Projeto de Estúdio Auna e Studio Monfre Arquitetura. (Produção visual: Club Design Decor/ Fotos: Mônica Assan/Casa.com.br)

Este é outro truque que pode melhorar muito o aspecto das cozinhas que contam com a lavanderia integrada. Com a bancada contínua, englobando os elementos e eletrodomésticos da cozinha e da lavanderia, o ambiente ficará mais organizado e visualmente mais amplo.

7. Valorize iluminação e ventilação

Cozinha com revestimento de madeira clara.
Projeto de Studio Guadix. (Guilherme Pucci/Casa.com.br)

Explore ao máximo a iluminação natural de sua cozinha, se for possível dê preferência para portas de vidro que não interrompam a passagem da luz. Utilize uma iluminação artificial bem planejada e opte pelas lâmpadas brancas para a iluminação geral ser mais eficiente.

Continua após a publicidade

Outra ideia interessante e prática é optar por fitas de LED ou luminárias sob os armários, para iluminar a bancada.

Produtos para uma cozinha mais prática

* Os links gerados podem render algum tipo de remuneração para a Editora Abril. Os preços e produtos foram consultados em março de 2023, e podem estar sujeitos a alterações e disponibilidade.

Publicidade