Frequência de Solfeggio e biofilia promovem a saúde em consultório médico
Visão Sagrada, projeto de Jota Pacini para a CASACOR Brasília, cria um espaço de trabalho para um oftalmologista com materiais sustentáveis e cores em 45 m²
O recinto Visão Sagrada – projeto de Jota Pacini para a CASACOR Brasília – amplifica a concepção de um consultório clínico e oferece criatividade, sofisticação e conforto, componentes necessários em espaços biofílicos, onde ocorrem conexões humanas com a natureza e outras formas de vida.
“Já é comprovado os benefícios da natureza nos espaços e, para mim, como designer de interiores, cada projeto é pensado para preservar o meio externo entre paredes de concreto”, diz.
Com cores em tons terrosos e tecnologia para ambientes hospitalares, a decoração do espaço é composta por materiais sustentáveis, como cobogós tesourinha e pedras naturais, como Vale da Lua e moledo. Há, também, um jardim com sonorização que utiliza uma frequência de Solfeggio: tons de sons que ajudam e promovem a saúde do corpo e da mente em vários aspectos. Utiliza-se, ainda, a luz natural, fator que cria desenhos sofisticados dentro do ambiente durante todo o dia.
“Sabe-se que muitas pessoas têm aversão a ir ao médico, dentista, a tomar uma simples vacina ou, até mesmo, um ‘inofensivo’ oftalmologista. Meu propósito, como designer em ambientes destinados à área da saúde, é transmitir afeto e tranquilidade aos pacientes, proporcionado um ambiente aconchegante, tranquilo e afetuoso, fazendo com que eles se sintam mais à vontade”, afirma Pacini.
A decoração conta com pendentes exclusivos na cor dourada – a cor é associada ao sol e às questões da mente –, trazendo ao ambiente sensações como equilíbrio e revitalização. O mobiliário utilizado é exclusivo para a área hospitalar. As estantes são personalizadas por Marcelo Bilac, exclusivos para o espaço.
O revestimento é feito com pedras Vale da Lua, que proporcionam equilíbrio das emoções, reduz o estresse e promove a cura emocional. A base para a mesa da recepção é esculpida em pedra moledo, que apresenta propriedades que equilibram a temperatura local. E o painel, para a TV, é em espelho bronze reflexivo. O ambiente evidencia a arte e a conexão com o meio ambiente e destaca obras de Daniel Mansur e escultura de barro Cabeça de Afrodite do artista Luiz Olinto.
“O espaço Visão Sagrada é uma homenagem à Raquel Pacini, matriarca e proprietária do Pacini Hospital Oftalmológico que, há mais de 47 anos, proporciona à sua clientela uma ambientação contemporânea e elegante. Então, além de uma homenagem, trouxe para o espaço o mesmo nível de excelência e acredito que os elementos que utilizo neste projeto estão alinhados com o tema dessa edição ‘Corpo & Morada’”, complementa.
Veja mais fotos!