Entenda como as decorações de Natal fazem você feliz

Por criarem um link com as sensações da infância, a nostalgia e as decorações que envolvem o Natal deixam as pessoas mais felizes

Por Marcela De Mingo 27 nov 2017, 15h00

Novembro ainda não acabou, mas a sua casa já está preparada para as festas do final do ano. E, acredite se quiser, tirar as decorações de Natal do armário antes do tempo tem as suas vantagens.

O psicólogo Steve McKeown, fundador de uma ONG que conscientiza as pessoas sobre saúde mental, chamada MindFixers, explicou para o Unilad que esse processo de montar as decorações de Natal antes do tempo colabora para o bem-estar das pessoas.

“Em um mundo cheio de estresse e ansiedade, as pessoas gostam de associar coisas que as fazem felizes, e decorações de Natal invocam esses sentimentos fortes da infância. As decorações são simplesmente uma âncora ou um caminho para essas antigas sensações mágicas. Por isso, colocar essas decorações antes da hora, aumenta essa animação”, diz.

E não para por aí, segundo o Journal of Environmental Psychology, esses décors colaboram para um senso de união entre vizinhos. Pessoas com casas bem decoradas são percebidas pelos que vivem ao redor como mais ‘amigáveis e coesas’.

“As festas de fim de ano despertam um senso de nostalgia. A nostalgia ajuda as pessoas a fazerem links com o seu passado e a entenderem as suas identidades. Para muitos, colocar decorações de Natal é uma forma de elas se reconectarem com as suas infâncias”, completou a psicoterapeuta Amy Morin para a página.

Ou seja, aproveite essa época para pensar com carinho na sua decoração de Natal, investir nas ideias criativas para a época e colaborar para essa sensação nostálgica de bem-estar.

Continua após a publicidade

Publicidade