Casa Created with Sketch.

Diário de Reforma: Tudo sobre reformar o primeiro apartamento

Danielle Dalbosco conta que criou o @apt1002 para compartilhar e registrar a reforma do primeiro apê

Decorar o primeiro apartamento pode ser uma dificuldade para muitas pessoas. Justamente porque lidar com reformas logo de cara pode ser complicado.

Danielle Dalbosco criou o Instagram @apt1002  para documentar todo esse processo: ela comprou um apartamento na planta e quis mostrar como era transformar um imóvel 100% cru em um lar. “A expectativa era muito grande, esse é o meu primeiro apê, comprei com 26 anos e era um sonho se realizando. Sempre gostei muito da área de interiores, e quis ir registrando desde a escolha dos revestimentos até a decoração, porque vai ser uma lembrança importante para mim, para o resto da vida, provavelmente”, disse ela em entrevista ao portal Casa.com.br.

Para ela, um dos objetivos dessa experiência era descobrir novas tendências, buscar inspirações para a sua própria casa e ainda compartilhar o que funcionou no seu processo de reforma. Ela explica que um bom exemplo foi o ralo oculto no banheiro: como não encontrou ninguém que tivesse falado sobre isso online, ela decidiu contar sobre a sua experiência para ajudar quem procurasse por essa informação no futuro. E isso vale tanto para experiências positivas quanto negativas.

Quanto aos aprendizados, Danielle explicou que o que ela mais aprendeu com a reforma é como as pessoas mudam de ideia rápido. “As possibilidades são muitas, e tenho o gosto bem variado, gosto de várias tendências. Então, é um processo difícil você optar por uma ideia e não voltar atrás cada vez que vê uma nova referência legal”, disse ela.

Fora isso, ela entendeu sobre a importância de buscar alternativas sobre o que ela queria. Enquanto o revestimento para uma parede de tijolos brancos pode sair caro demais, buscar por uma fábrica local de tijolos que venda tijoletas cerâmicas pode ser uma opção mais em conta e dentro do orçamento que você tem.

Se essa é a sua primeira experiência com uma reforma, Danielle dá o tom para não cair em ciladas e levar o processo todo de forma mais tranquila; “Teria cometido vários erros se não tivesse a consultoria de uma arquiteta, que colocou as minhas ideias no papel e sugeriu coisas mais funcionais pro dia a dia. Eu tinha toda a ideia do apê na cabeça, mas executar a obra é mais complicado do que parece. Além disso, eu trabalho o dia todo, e ter alguém na obra verificando se está tudo certinho me deixava mais segura. Tinha uma ideia errada, no início, de que é um serviço caro demais pra quem está reformando um apê de 54 m². Mas perto do valor das outras coisas que você gasta numa reforma, é um investimento que vale a pena”.

O trabalho em tempo integral, aliás, foi um ponto de estresse enquanto lidava também com a reforma, afinal, Danielle não poderia estar o tempo inteiro acompanhando o progresso e precisou tomar muitas decisões por telefone – fora precisar dedicar boa parte do fim de semana em lojas de construção e decoração. “Eu gosto muito dessa parte, mas ela é bastante trabalhosa, e inseri-la na rotina foi uma loucura. Mas vale a pena”.

O objetivo da jornalista com tudo isso era criar um espaço de descanso e que fosse prático de cuidar – por isso também a vibe minimalista do apê, sem muitos objetos de decoração (no estilo ‘casa da vó’). Até porque, Danielle divide a casa com outra moradora, a husky Pandora, que é agitada e precisa de um ambiente pet friendly. “É um apê pequeno mas funcional, que não dá muito trabalho, que recebe bem meus amigos e acomoda perfeitamente meu estilo de vida, minha pet e minha necessidade de descansar quando estou em casa”, finaliza.

Veja todos os perfis da tag Diário de Reforma clicando aqui

 

 

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s