Diário de Reforma: como lidar com atrasos na obra com maestria
Louise Viana, do @casa.lt, explica como foi lidar com um atraso de mais de três anos na entrega da sua casa

Uma reforma já é um processo estressante por si só, imagine quando ela atrasa. Esse foi o caso de Louise Viana, que começou a obra na sua casa com a promessa de que ficaria pronta em seis meses – mas que na verdade durou anos.
Todo esse (árduo) processo foi registrado no perfil @casa.lt, criado especificamente para compartilhar todas as dores e amores de uma reforma tão longa quanto essa. A ideia, aliás, veio tão naturalmente como qualquer outra: segundo ela, quem faz obras está acostumado a fazer registros do processo para ver a sua evolução. “Fazer um perfil destinado unicamente aos registros da obra tornaria toda essa evolução mais evidente. Além do mais, nem todo mundo tem interesse nesse tipo de registro e ter um perfil específico para o diário da obra atrairia quem realmente gosta do assunto e ali poderíamos compartilhar dicas, aprendizados e perrengues com outras pessoas que também estivessem passando por este mesmo processo”.
https://www.instagram.com/p/BWyMtljFjC4/?hl=pt-br&taken-by=casa.lt
https://www.instagram.com/p/BSKB1_9BO2C/?hl=pt-br&taken-by=casa.lt
A ideia acabou tomando forma depois que o perfil foi indicado por um dos maiores do ramo, o @apertamento.33, de Débora Alcântara. Nunca passou na cabeça de Louise ter tanta gente acompanhando o perfil – do momento deste texto, a conta chegava aos quase 17 mil seguidores -, mas manter um diário da obra para que as suas mudanças e evoluções ficassem mais palpáveis.
https://www.instagram.com/p/BQF_KbAAa_Q/?hl=pt-br&taken-by=casa.lt
https://www.instagram.com/p/BOMfaPPATjV/?hl=pt-br&taken-by=casa.lt
Para ela, aliás, uma das lições mais valiosas desse processo foi entender que a ansiedade, as frustrações e os perrengues acontecem com todo mundo que toca uma obra ou reforma, mas que o final é sempre recompensador. Além disso, ela diz que tendências vêm e vão, mas o que realmente importa é fazer escolhas de decoração e estilo que, de fato, tenham a ver com quem você é e o que você espera para o ambiente.
https://www.instagram.com/p/BLBj372gsm0/?hl=pt-br&taken-by=casa.lt
https://www.instagram.com/p/BBHtsuQgNci/?hl=pt-br&taken-by=casa.lt
A maior dificuldade, com certeza, foi lidar com o atraso de três anos e meio na entrega, um processo desgastante e agravado por pequenos fatores, que muitas vezes não levamos em consideração no dia a dia – afinal, todos estão suscetíveis a imprevistos. “Começamos a obra antes de casar com a falsa promessa por parte do engenheiro de que a casa ficaria pronta em 6 meses. O tempo foi passando e no total, foram quase 4 anos de obra! Sim, a casa é grande e tem o agravante de morarmos em uma cidade minúscula o que torna todo o processo mais difícil por falta de mão de obra qualificada. Outras vezes, a obra parou por falta de grana mesmo… Moramos durante todo esse tempo na casa dos meus sogros e, embora tenham nos acolhido com todo carinho, não era a nossa casa. Então fiquei com muita coisa encaixotada durante todo esse tempo, aprendendo a lidar com a ansiedade na marra”.
Ainda bem, hoje Louise já tem um espaço para chamar de seu, e o perfil segue uma vitrine de cada pequena vitória da construção do novo lar. “Ainda falta muita coisa para chegarmos ao 100%, mas só de já estarmos ocupando a casa com tudo o que nosso é dentro e olhando todos os dias cada escolha que fizemos pronta, já nos torna imensamente gratos e confiantes de que tudo valeu a pena!”, finaliza.
Quer saber mais sobre a tag Diário de Reforma? Clique aqui.