Continua após publicidade

Jogo entre o côncavo e o convexo definem loja de óculos contemporânea

Fabiano Prates Ravaglia, do FPR Studio, explorou o conceito da visão com espelhos diversos em seu ambiente Ilusão de Ótica para a CASACOR Rio 2023

Por Redação
20 out 2023, 19h00

A partir de um módulo estrutural adaptado, com 30m², e um deck-lounge com 40m², Fabiano Prates Ravaglia, do FPR Studio concebeu o ambiente Ilusão de Ótica, para a CASACOR Rio 2023. O arquiteto criou muito mais do que uma loja de óculos ao adotar soluções e materiais que instigam permanentemente o olhar.

Jogo entre o côncavo e o convexo definem loja de óculos contemporânea. Ilusão de Ótica, ambiente de FPR Estúdio para a CASACOR Rio 2023. Na foto, área externa da loja com jardim de bambu.
(André Nazareth/CASACOR)

“Quando escolhi fazer a ótica, logo me vieram à mente as lentes dos óculos e as reflexões, como elas tem o poder de aproximar e afastar o que enxergamos através do jogo entre o côncavo e o convexo. A partir daí, surgiu a ideia de projetar espelhos posicionados de forma a iludir o olhar, estimulando, desta forma, a curiosidade, a interação e envolvimento do público, como o espelho com efeito infinito”, conta ele.

Jogo entre o côncavo e o convexo definem loja de óculos contemporânea. Ilusão de Ótica, ambiente de FPR Estúdio para a CASACOR Rio 2023. Na foto, loja com estante de madeira preta.
(André Nazareth/CASACOR)

Até mesmo o teto da loja foi revestido com espelhos que alteram a noção de perspectiva e profundidade do espaço, enquanto uma instalação, composta de círculos espelhados (de diferentes alturas e diâmetros) dividem espaço com as plantas naturais nos jardins da área externa.

“Essas esculturas representam as lentes das armações dos óculos e convidam os visitantes a enxergar o espaço sob novas perspectivas”, explica o arquiteto.

No geral, o projeto adotou uma linguagem estética contemporânea com base em tons neutros e paredes claras para ressaltar os óculos coloridos expostos na ótica.

Jogo entre o côncavo e o convexo definem loja de óculos contemporânea. Ilusão de Ótica, ambiente de FPR Estúdio para a CASACOR Rio 2023. Na foto, prateleiras com óculos branca.
(André Nazareth/CASACOR)

No interior, a estante projetada pelo arquiteto (em gradiente que vai do branco ao preto) traz ritmo e profundidade ao ambiente através de cores e reflexos, em contraposição à leveza da marcenaria e das prateleiras suspensas iluminadas. Já as mesas de atendimento e o tapete de formas orgânicas (desenhados pelo arquiteto) quebram a rigidez do espaço, ao mesmo tempo que garantem uma circulação mais fluida.

Jogo entre o côncavo e o convexo definem loja de óculos contemporânea. Ilusão de Ótica, ambiente de FPR Estúdio para a CASACOR Rio 2023. Na foto,

No quesito “materiais e acabamentos”, Ravaglia destaca o piso de porcelanato Lithos (lançamento da Portinari), a marcenaria em MDF Preto Absoluto (da Duratex) e as paredes na cor Porcelana e Golfinho de Noronha (da Coral). Entre os móveis de design assinado, duas peças se destacam: a poltrona C244, do designer Victor Vasconcelos, e as cadeiras Soddy, do designer Angelo Duvoisin.

Jogo entre o côncavo e o convexo definem loja de óculos contemporânea. Ilusão de Ótica, ambiente de FPR Estúdio para a CASACOR Rio 2023. Na foto, área externa da loja com jardim de bambu.
(André Nazareth/CASACOR)

Ilusões de ótica sempre fascinaram cientistas, psicólogos e artistas, pois demonstram como nossa percepção visual pode ser influenciada e enganada, destacando as complexidades do sistema visual humano e a interpretação que nosso cérebro faz do que vemos. Tratar um espaço comercial e efêmero em uma mostra com esta temática é um convite a nos enxergar de formas e ângulos diferentes, sem julgamentos do que somos capazes de ver. Em tons e sombras, o preto e branco do espaço não quer dizer que somos oito ou 80, e sim que entre essas cores temos uma infinidade de cinzas que nos mostram possibilidades de ampliar a nossa visão”, conclui o arquiteto.

Veja todas as fotos na galeria abaixo:

Publicidade