CasaPRO: 36 ambientes com tijolos aparentes que você precisa conhecer
Selecionamos 36 projetos do CasaPRO com tijolos aparentes para você se inspirar e transformar a sua casa. Tem quarto, sala, fachada...
Por Jéssica Michellin
Atualizado em 17 fev 2020, 16h14 - Publicado em 27 fev 2015, 16h57
1/36 Inspirado no estilo presente em lofts, este espaço utiliza tijolos maciços para se aproximar de um estilo industrial e urbano. O material dialoga com o piso cerâmico neutro e com os papéis de parede e tintura em tons escuros. Com dimensões de 7,75 x 8,50 m, o ambiente foi projetado para a Casa Cor Mato Grosso 2014 pelo arquiteto Wagner Giongo. (Divulgação/Casa.com.br)
2/36 Neste apartamento, localizado em Campos de Júlio (MT), os tijolos maciços foram colocados com o intuito de realçar os demais materiais do espaço, como as pastilhas de vidro em tons de marrom na bancada. O espaço, de 3 x 8 m, foi projetado pelo arquiteto Wagner Giongo. (Divulgação/Casa.com.br)
3/36 O ambiente, de aproximadamente 40 m², com sala de estar, jantar e cozinha integrados, teve como ponto de partida para o projeto de interiores o revestimento de tijolo aparente. O material não recebeu nenhum tratamento ou pintura e já havia sido aplicado durante a obra, antes do projeto ser solicitado pela cliente. Laca preta no móvel de TV e acabamento estilo madeira demolição na base da mesa de jantar e mesa de centro destacam o painel de tijolos. O projeto de interiores é de uma residência, em Londrina (PR), e foi assinado pela arquiteta Silvia Cristiane Paurdoski Moreira. (Divulgação/Casa.com.br)
4/36 A inclinação do telhado e a rusticidade dos tijolos à vista (colocados na obra) combinadas com a delicadeza das esquadrias e detalhes dos peitoris das sacadas de madeira na cor branca, lembram o estilo colonial americano. O projeto é das arquitetas Patrícia Oliveira, Rosana Oliveira e Francieli Lamberti e do engenheiro civil João Cézar Oliveira. (Divulgação/Casa.com.br)
5/36 Os tijolos aparentes revestem uma das paredes deste home office de 3,15 x 3,65 m. Eles passaram por tratamento com nata de cimento e lixamento. Combinando com os tijolos, o piso é de tábua corrida com acabamento de verniz e a parede foi pintada com tons neutros. O espaço é assinado pelos arquitetos Giovanino Paternostro e Margareth Iocida Paternostro, do escritório Planeart para uma casa em São Paulo (SP). (Divulgação/Casa.com.br)
6/36 O revestimento Lepri, da linha Bricks, imita tijolos aparentes nesta sala de jantar integrada à cozinha. O espaço, de aproximadamente 18,15 m², ainda conta com mesa devidro e bancada em aglostone branco prime, um tipo de mármore artificial. Os elementos seguem a linha de materiais naturais, com destaque para o concreto na viga e o revestimento de tijolos aparentes. O projeto é da arquiteta Adriana Victorelli para uma casa em São Paulo (SP). (Divulgação/Casa.com.br)
7/36 Para a mostra Morar Mais por Menos 2014 no Rio de Janeiro, os arquitetos Miguel Capanema e Nathalia Santos Bertoli utilizaram revestimento split stone da Hardscape, simulando tijolos aparentes. O espaço, de 8 x 10 m, ainda tem piso em pedra (1 x 1 m) da Hatrium Revestimentos e pintura nas paredes. (Divulgação/Casa.com.br)
8/36 As paredes de tijolos maciços foram uma surpresa para as arquitetas Patrícia P. O. Rodrigues, Rosana P. Oliveira e Francieli L. Lamberti que, ao encontrá-los no início da obra, sugeriram utilizá-los aparentes. As peças foram limpas e receberam verniz fosco. Os tijolos acabaram virando os protagonistas do projeto e, a partir deles, foram definidas a paleta de corem em tons de laranja, vermelho, amarelo e marrom. Para as paredes em torno dos tijolos foi eleita a cor néctar de pêssego Suvinil. Sobre a cuba, foram aplicados os ladrilhos Portobello Vila Madá 20 x 20, que compõem o projeto em harmonia com os móveis em marcenaria. O projeto é para uma casa em Santiago (RS) e ainda contou com a participação do engenheiro civil João Cézar do N. Oliveira. (Divulgação/Casa.com.br)
9/36 Neste ponto comercial em Porto Alegre (RS), a arquiteta Maíra Schaeffer optou pelo revestimento de placas de tijolos, feitos de cerâmica natural. O espaço de 15 x 9 m ainda conta com piso de porcelanato madeirado, que aquece visualmente o ambiente. (Divulgação/Casa.com.br)
10/36 Para fazer o restaurante do hotel Personal Royal, em Caxias do Sul (RS), a arquiteta Melissa Bulla utilizou as referências histórias da cidade de forte tradição italiana. A bancada é feita de tijolos maciços, provenientes da demolição de uma casa da década de 70, remetendo à época colonial. As cadeiras, com trançado no encosto, fazem alusão aos cestos de vime feitos manualmente na região. Nas paredes, tons de ocre e de terra se revezam, dialogando com os demais elementos do espaço. O projeto é assinado pela arquiteta Melissa Bulla Baron. (Divulgação/Casa.com.br)
11/36 Os tijolos de barro maciço foram colocados neste espaço de 1,5 x 2,5 m para dar toque rústico. As pedras naturais, utilizadsa para a manutenção da temperatura do vinho, e a alvenaria, rebocada com pintura, complementam o ambiente. Já a parede ganhou pintura em tom borgonha, fazendo alusão à uva e ao vinho. O projeto é da arquiteta Melissa Bulla Baron para uma residência em Caxias do Sul (RS). (Divulgação/Casa.com.br)
12/36 Off-white, cinza claro, madeira freijó e detalhes em laranja e preto formam a paleta de cores desta residência em São Paulo (SP). Já os materiais, como o painel de laca fosca, foram escolhidos por serem naturais e atemporais. O projeto é da arquiteta Lucila Martens Bertoncello. (Divulgação/Casa.com.br)
13/36 No jardim externo desta casa em Praia Grande (SP), os tijolos receberam uma camada de silicone líquido para mantutenção do material. Pedriscos, palha natural de palmeiras e buritis também compõem o espaço de 8 x 3,75 m. O projeto é assinado pela arquiteta Luciane de Araujo Keskissian. (Divulgação/Casa.com.br)
14/36 A arquiteta Marina Carvalho buscou utilizar elementos que fizessem com que o seu apartamento em São Paulo (SP) se assemelhasse a uma casa térrea. Para isso, ela utilizou tijolos aparentes de revestimento com junta seca, na cor palha. Nas paredes e no piso, o tecnocimento, uma imitação de cimento queimado, ganhou destaque. O ambiente tem 3,14 x 5,09 m. (Divulgação/Casa.com.br)
15/36 Os tijolos à vista se destacam nesta casa em Campos do Jordão (SP). Os itens receberam preenchimento para ficar aparente, pintura tipo pátina envelhecida e resina. Os móveis do espaço, como a mesa e o painel para TV em madeira de demolição, dialogam com a parede de tijolos. O espaço, de 7,0 x 4,8 m, é assinado pela designer de interiores Rachel Avellar. (Divulgação/Casa.com.br)
16/36 Como elemento de destaque, o revestimento da marca Passeio, linhas Brique e Carvão, compõe o painel de tijolinhos aparentes. Para contrastar com o material, os arquitetos Luana Fontes e Rafael Oliveira, da 2+ Arquitetura, pintaram os pilares na cor beringela e o armário foi escolhido na cor branca. O espaço de 25,65 m² é de um apartamento no Rio de Janeiro (RJ). (Divulgação/Casa.com.br)
17/36 Uma história curiosa fez parte do projeto deste espaço externo na cidade de Rio Pardo (RS). O morador descobriu que a casa onde Dom Pedro II se hospedou estava sendo demolida e que os tijolos poderiam ser comprados. Então, optou por comprá-los. A arquiteta Ligia Piccini foi chamada para projetar o espaço e resolveu utilizar os tijolos no jardim externo. Para valorizá-los, foram utilizados os demais materiais nas formas brutas, como as poltronas e as cadeiras de madeira. Ao todo, o espaço tem 10,8 x 17,5 m. (Divulgação/Casa.com.br)
18/36 O tijolinho aparente na parede de fundo deste restaurante em Salvador (BA) foi utilizado por ser artesanal e ser um bom isolante térmico. Eles foram colocados com junta seca e apoiados diretamente um sobre o outro, recebendo argamassa somente na parte de trás. A arquiteta Daiane Guerreiro, responsável pelo projeto, optou pelos itens com acabamento natural, apenas usando uma camada de um produto hidrofugante. (Divulgação/Casa.com.br)
19/36 Neste living, uma massa feita a mão, a base de pó de pedra e resina, dá o efeito de tijolos aparentes. Uma pintura pátina com caramelo e branco completa a parede. O espaço de 20 m² é assinado pelo designer de interiores Fernando Septimus. (Divulgação/Casa.com.br)
20/36 O revestimento de tijolo inglês da Palimanan foi colocado na parede atrás da TV neste espaço de 4,10 x 3,50 m², assinado pelo escritório Leila Peppe & Rejane Costa Arquitetura e Design de Interiores. Uma resina também foi aplicada ao painel visando maior durabilidade do material. O projeto é de uma residência em São Paulo (SP). (Divulgação/Casa.com.br)
21/36 Na área de churrasqueira de 6,7 m², os tijolos aparentes foram colocados na obra pela própria construtora. O trabalho da arquiteta e designer de interiores Helen Granzote foi tornar o ambiente mais colorido. Para isso, ela optou pela pedra quartzo vermelho Stellar para a pia e a substituição do piso convencional por um mosaico de cerâmica ecológica da marca Lepri. O projeto é para uma residência em Santo André (SP). (Divulgação/Casa.com.br)
22/36 Para dar o efeito de tijolos aparentes, o designer de interiores Fernando Septimus pediu que um artesão fizesse uma massa de pó de pedra e resina. Depois de aplicar na parede, a massa ganhou pintura pátina com caramelo e branco. Poltronas de ferro com estofados em couro e marcenaria em MDF complementam o espaço de 40 m². O projeto foi para um escritório em Fortaleza (CE). (Divulgação/Casa.com.br)
23/36 Nesta casa em Londrina (PR), o arquiteto Fabricio Roncca escolheu tijolos de demolição de uma usina antiga para compor este ambiente de 50 m². As paredes de concreto armado, porta feita de chapa metálica e o piso de cimento queimado dialogam com o painel de tijolos. Na escada, os pisantes são de peroba rosa de demolição. (Divulgação/Casa.com.br)
24/36 Os tijolos de demolição foram aplicados na parede central, atrás da TV, e receberam camada de impermeabilizante incolor. Para compor os demais elementos do espaço de 6 x 15 m, o arquiteto Giovane Silva escolheu materiais mais neutros, como os móveis em laca branca. O ambiente é de uma residência Itapema (SC). (Divulgação/Casa.com.br)
25/36 Os tijolos receberam verniz incolor para evitar o acúmulo de poeira no ambiente deste apartamento em São Paulo (SP). A parede de tijolos, o piso laminado de madeira e a cabeceira em couro remetem ao cenário rústico encontrado em pubs undergrounds e tabernas europeias. O espaço tem 3,20 x 3,40 m e foi projetado pela arquiteta Débora Durigon. (Divulgação/Casa.com.br)
26/36 Os tijolos maciços foram colocados neste ambiente de 3,5 x 6,8 m para dar a sensação do morador estar em um pub. Eles também receberam acabamento de resina. Já as paredes foram pintadas em tons de cinza. O projeto é assinado pela arquiteta Cidia Nára Queluz Oriques para uma casa em Blumenau (SC). (Divulgação/Casa.com.br)
27/36 O porcelanato Projeta Cotto, da Eliane, imita tijolinhos nesta cozinha projetada pela arquiteta Lorrayne Zucolotto e pela designer de interiores Tatiana Espindula, para a Mostra Morar Mais por Men Vitória 2014. Bancada de granito preto e armários de MDF cinza também compõem o espaço de 44 m². (Divulgação/Casa.com.br)
28/36 Para integrar-se à paisagem local da praia de Inema, este quiosque na base naval da Aratu, em Salvador (BA), foi feito com materiais rústicos. Um deles é cerâmica (24 x 6 cm), que imita tijolos. Policarbonato compacto (semelhante a um vidro), luminárias em cerâmica, porcelanatos e telhas em madeira completam o espaço de 117 m². O projeto é da arquiteta e urbanista Daiane Guerreiro. (Divulgação/Casa.com.br)
29/36 Para tornar o ambiente rústico, mas com toque urbano, a arquiteta Cristina Lembi utilizou tijolos no espaço de aproximadamente 5,5 x 7,0 m. Verde, vermelho e tons amadeirados foram escolhidos para os demais elementos do ambiente. O projeto foi feito para um apartamento em São Paulo (SP). (Divulgação/Casa.com.br)
30/36 Nesta cozinha retrô, os tijolos são a própria parede de fechamento (sem reboque) com impermeabilizante. O espaço, de 3,0 x 4,4 m, ainda ganhou pastilhas azuis e verdes da Atlas e armário de marcenaria. As gavetas chamam a atenção pelos puxadores amarelos, pouco convencionais. O projeto é da arquiteta Bianca Ferreira para uma casa. (Divulgação/Casa.com.br)
31/36 Com 3 x 5,7 m, o espaço segue a lógica dos demais ambientes da casa, com tijolos maciços formando a própria parede de fechamento, sem reboque. O piso laminado Eucafloor, em tom amadeirado, e a cabeceira da cama, em couríssimo preto, dialogam com a parede de tijolos. O colorido ficou por conta do criado mudo amarelo. O projeto é da arquiteta Bianca Ferreira. (Divulgação/Casa.com.br)
32/36 A torre da fachada desta casa em Jardim (MS) foi revestida com tijolo maciço de tipo demolição. Já as demais paredes de alvenaria foram rebocadas e pintadas de branco, com grafiato. A arquiteta e urbanista Bianca Monteiro, responsável pelo projeto, buscou referências na arquitetura galesa e nos projetos do arquiteto norte-americano Richard Meier. A ideia era criar um contraponto entre os materiais rústicos e modernos, trazendo calor às linhas retas e brancas. (Divulgação/Casa.com.br)
33/36 Nesta casa em São Paulo (SP), os tijolos inglês da Palimanan foram colocados na sala de jantar. O material dialoga com a pintura acrílica e o espelho no espaço de 5 x 6,5 m. O projeto é assinado pela arquiteta Cristina Lembi. (Divulgação/Casa.com.br)
34/36 A própria parede de fechamento, composta de tijolos maciços e sem reboque, foram usadas nesta residência. Tendo como referência lofts rústicos, a arquiteta Bianca Ferreira optou por elementos de madeira, como as portas e janelas, para compor o espaço de 4 x 5,7 m. (Divulgação/Casa.com.br)
35/36 Essa residência de aproximadamente 300m², em Monte Alto (SP), foi reformada e algumas paredes foram revestidas com tijolos aparentes comuns. As varandas ampliadas também receberam colunas em tijolos aparentes. Nos tijolos foi aplicado uma camada de resina hidrofugante para proteção. Pedra portuguesa e piso cimentício Solarium também compõem o ambiente. O projeto é da arquiteta Anamaria Vieira. (Divulgação/Casa.com.br)
36/36 Diferentes tons de cinza dialogam com o piso de tábua corrida e tecido Donatelli. Uma das paredes, composta de tijolos de demolição, ganhou camada de resina impermeabilizante. O espaço, de 3,5 x 3,2 m, foi feito pela arquiteta Aline Loureiro para uma apartamento em São Paulo (SP). (Divulgação/Casa.com.br)
Os tijolos aparentes, também conhecidos como “tijolinhos à vista”, podem ser utilizados em diversos ambientes, sendo mais fácil encontrá-los nas salas e áreas externas. Os painéis se destacam no espaço e podem ser compostos com elementos de cores naturais, como móveis de madeira, ou até com elementos coloridos, como pastilhas de vidro. Os “tijolinhos” nem sempre são feitos de tijolos. Em muitos casos, um revestimento imita o material e dá o mesmo efeito. Selecionamos 36 ambientes, projetados pelos arquitetos do CasaPRO, com diversos exemplos de tijolos aparentes em casas, apartamentos e restaurantes. Veja na galeria acima.